Seção

Fique por Dentro

3 tipos de vidro que não podem faltar em sua vidraçaria

Modernos, seguros e com ótimo custo-benefício, saiba quais são os vidros mais procurados pelos consumidores

20/04/2021

Práticos e versáteis, os vidros são cada vez mais utilizados em diferentes projetos, sejam grandes empreendimentos ou pequenas reformas residenciais. O que nem todo mundo sabe é que hoje o mercado conta com variados tipos de vidros, desenvolvidos para atender diferentes necessidades. Neste artigo, vamos falar sobre os 3 tipos de vidros mais procurados pelos consumidores e que não podem faltar em sua vidraçaria. Afinal, quais são eles?

 

Moderno, seguro e sofisticado, o vidro está presente nos grandes empreendimentos e em cada momento do cotidiano, desde um pequeno espelho até as luxuosas fachadas. Seja para reduzir gastos com a iluminação, aumentar a segurança ou apenas na decoração, o fato é que o vidro está entre as peças mais procuradas pela construção civil e arquitetos.

 

Mas, com tanta diversidade, é importante lembrar que cada vidro possui suas características e possibilidades. Conhecendo cada um, você fará uma instalação mais adequada, garantirá maior durabilidade ao projeto e, claro, deixará seu cliente feliz.

 

A seguir, você vai saber mais sobre 3 tipos de vidro muito procurados do mercado, suas características e qual deles se encaixa melhor no projeto de seu cliente.

 

1 - Vidro Float ou comum

Base para a fabricação da maioria dos vidros especiais, o vidro float está entre os mais requisitados do mercado.


 

A partir do float são produzidos os vidros, como o temperado, serigrafado, laminado, entre outros.

 

Também conhecido como vidro comum ou vidro plano, o float é o vidro mais procurado pelos consumidores, além de ser o mais utilizado. Isso, por se tratar de um produto de baixo custo e básico na aplicação.

 

Cristalino, plano e essencial para a vida moderna, o float, normalmente, não precisa passar por tratamento e oferece muitas possibilidades de aplicações na indústria moveleira, construção civil e na decoração.

 

O float pode ser incolor, fumê, bronze ou esverdeado. Para obter os coloridos, é necessário adicionar corante no processo de fabricação

 

O vidro float pode ser produzido em diversos tamanhos e espessuras de 2, 15 e 19 mm.

 

Em seu estado original, o vidro float pode atingir até 400 kgf/cm², mas pode aumentar de acordo com o tipo de beneficiamento a que for submetido, como, por exemplo, quando passa de vidro plano para temperado, sua resistência aumenta para cerca de 1400 kgf/cm².

 

Mesmo não sendo tão usado em seu estado original, o vidro float segue os mais rigorosos processos de fabricação para atestar máxima qualidade e evitar futuros problemas.

 

Principais aplicações do vidro float

Além de matéria­-prima para o processamento dos outros vidros, o float é muito utilizado em janelas com esquadrias de alumínio, ferro, madeira e PVC.

 

Outra utilização muito comum é na integração de ambientes, como, por exemplo, nos projetos paisagísticos, onde além de dividir o ambiente, oferece melhor aproveitamento da luz natural.

 

O vidro float ainda funciona perfeitamente para proteger edificações da chuva e do vento.

 

2 - Vidro laminado 

Considerado um dos vidros mais seguros do mercado, o vidro laminado é formado por duas ou mais peças de vidro, intercaladas por uma ou mais camadas de filmes de Polivinil Butiral (PVB) ou resinas.


Escada em vidro laminado

 

Quando submetidas ao calor e pressão, essas camadas aderem-se, resultando em um vidro resistente e de alta qualidade, com capacidade de proteção, inclusive contra raios UV. Por isso, se enquadra perfeitamente na categoria de vidros de segurança, sendo muito indicado para construção civil.

 

Outro fator que o torna digno de estar entre os mais seguros é que em casos de quebra da placa, os cacos permanecem presos, diminuindo o risco de eventuais acidentes ou ferimentos.

 

O vidro laminado pode ser fabricado em diversas cores, e pode ser plano ou curvo.

 

Onde o vidro laminado pode ser aplicado?

 

De acordo com a NBR 7199, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) - aplicações de vidros na construção civil, o vidro laminado é obrigatório em locais onde há riscos de impacto humano ou que exigem maior resistência, como, por exemplo, guarda-corpos, pisos, escadas, visores de piscinas , sacadas, mezaninos e coberturas

 

Além disso, pode ser utilizado em outros projetos, garantindo maior resistência, como em box de vidro, divisórias, portas, fachadas e fechamento de varanda. 

 

O  processo de laminação deixa o produto muito mais resistente e seguro, e ainda acrescenta ao vidro a função termoacústica. Não é à toa que o vidro laminado está entre os mais procurados.

 

O vidro laminado é muito utilizado em sacadas

 

3 - Vidro temperado

 

Também considerado um vidro de segurança, o vidro temperado é até cinco vezes mais resistente se comparado ao vidro float.

 

 A transformação de vidro float ou comum em vidro temperado é realizada por meio de um forno de têmpera horizontal ou vertical. Ou seja, o float passa por um processo de aquecimento e resfriamento, tem suas características alteradas, tornando-se um vidro muito mais resistente à quebra.

 

Mas vale ressaltar que, depois de temperado, o vidro não pode ser cortado ou furado. Isso porque, depois de passar pelas têmporas, o vidro ganha resistência, mas perde flexibilidade, ficando mais suscetível à quebra.

 

O lado positivo, é que em caso de quebra, a peça se rompe em pequenos estilhaços arredondados e não cortantes, reduzindo os riscos de ferimentos.

 

Portanto, lembre-se: qualquer processo de beneficiamento no vidro temperado, deve ser feito antes do processo de têmpera.

 

Aplicações do vidro temperado

 

O vidro temperado é o mais utilizado na construção civil, na decoração e na indústria automotiva.

 

Amplamente usado em portas e janelas, proporcionando segurança e conforto, além de permitir o aproveitamento da luz natural e favorecer a economia de energia.

 

O vidro temperado é muito utilizado também em boxes de banheiros, Janelas, tampos de mesa, vitrines, entre outros.Por oferecer segurança e resistência, esse tipo de vidro é muito requisitado por arquitetos, paisagistas e designers. É comum encontrá-lo em armários, divisórias, tampos de mesa, prateleiras e pias.

 

O vidro temperado é, sem dúvida, uma peça que não pode faltar em sua vidraçaria.

 

Onde encontrar os 3 tipos de vidro, com garantia de qualidade

 

São inúmeras as vantagens que os três tipos de vidros mostrados nesta publicação oferecem. Entre elas, o fato de serem os mais procurados pelos consumidores.  Por isso, eles não podem faltar em uma vidraçaria de sucesso.

 

Mas não basta oferecer um bom serviço, um vidraceiro precisa contar com vidros da mais alta qualidade. E nisso, nós podemos te ajudar.

 

Consulte o Guia de Fornecedores Vidro Impresso. Lá, você encontra uma grande variedade de vidros com garantia de qualidade, além de acessórios e tudo o que você necessita para uma instalação perfeita.

 

Deixe seu comentário