Seção

Dicas e Aplicações

14 dicas de fixação do vidro no perfil para um envidraçamento de sacada seguro

Uma fixação adequada é essencial para os vidros não soltarem, o que pode acarretar em graves acidentes. Saiba quais são os requisitos da norma de envidraçamento

01/06/2020

Uma das fases da instalação de um envidraçamento de sacada mais importantes é a fixação do vidro no perfil. Um vidro desencaixado pode causar graves acidentes. Imagine uma chapa de vidro caindo do vigésimo andar, por exemplo? Esta pode ser uma queda fatal.

 

Por isso, é fundamental seguir os mínimos requisitos de segurança da norma ABNT NBR 16.259 – Envidraçamento de Sacada. A fixação do vidro ao perfil pode ser mecânica, normalmente por meio de parafusos, ou química, por meio de adesivos. Confira abaixo quais são estas recomendações para cada uma delas.

 

Fixação química

 

1- A limpeza do perfil e do vidro de qualquer substância desengraxante e sujeira. A limpeza do vidro deve ser feita com álcool isopropílico 90 % ou um ativador de superfície indicado pelo fabricante do adesivo.

 

2- O adesivo não pode ser aplicado no perfil sem acabamento. O acabamento não pode ter falhas, pois isto pode comprometer o desempenho do adesivo.

 

3- No caso de adesivos à base de poliuretano, o adesivo não pode ser exposto aos raios ultravioleta e, em caso de uma parte do adesivo ficar exposto, este deve ser selado.

 

4- A área de aplicação do adesivo deve ser de acordo com o peso do vidro e tamanho do perfil.

 

5- Deve-se obedecer à orientação do fabricante com relação às cargas suportadas por quantidade aplicada do adesivo, de acordo com ABNT NBR 15.737.

 

6- Deve-se obedecer ao tempo de cura do adesivo estipulado pelo fabricante antes da instalação do sistema.

 

7- Quando utilizados selantes à base de silicone, estes devem ser de cura neutra e utilizados para colagem estrutural.

 

8- Em todos os casos, seja qual for à base do adesivo, deve-se seguir as orientações do fabricante do adesivo em relação aos cuidados antes da aplicação, quantidade do adesivo e tempo de cura.

 

 

Fixação mecânica

 

9- A fixação mecânica deve ser feita com parafusos de material inoxidável, entre alumínio e alvenaria e alumínio e alumínio.

 

10- Os parafusos devem ser adequados, quanto à espessura e tamanho, à necessidade de fixação dos perfis (diâmetro e comprimento).

 

11- O instalador deve se certificar de que os parafusos alcancem a viga e/ou concreto, e a profundidade do furo na viga deve ser compatível com o comprimento do parafuso, possibilitando a correta ancoragem do sistema.

 

Espaçamento

 

12- O espaçamento do perfil de fixação na alvenaria e/ou trilho inferior tanto para sacada reta quanto para sacada curva devem ser os mesmos utilizados no trilho superior.

 

13- Já o espaçamento do perfil de fixação na alvenaria e trilho superior na sacada reta deve ser no máximo de 500 mm, sendo que, na zona de recolhimento (estacionamento) dos painéis, a distância entre eles deve ser de no máximo 70 mm.

 

14- Na sacada curva, o espaçamento entre os elementos de fixação, quando aplicáveis em projetos curvos, deve obedecer a seguinte regra: a cada 50 mm da emenda do perfil, deve-se utilizar um elemento de fixação; quando esta seção for maior que 500 mm, seguir a orientação da sacada reta.

 

Leia também:

 

10 dicas de corte e colagem dos perfis no envidraçamento de sacada

 

 

Deixe seu comentário