Situado dentro da biblioteca Mary Eddy Baker, na cidade de Boston, Massachusetts (EUA), um vitral que atende pelo nome de Mapparium tem uma encantadora representação do nosso planeta. O mapa mundi feito na forma de um globo de três andares é composto por 608 painéis grossos de vitrais. Quem entra no Mapparium encontra-se bem no seu centro, caminhando sobre uma ponte de 9,1m, também feita de vidro.
Essa “obra de arte” teve sua inauguração no ano de 1935. Idealizado pelo arquiteto estadunidense Chester Lindsay Churchill cinco anos antes, o Mapparium começou a ganhar forma em 1934 com a compra dos painéis daHope Glass Company, na Inglaterra, enviados para a Rambusch Company, em Nova York.
Cada painel do mapa foi pintado com uma mistura de pó de vidro colorido e aquecido em forno, para fundir a cor ao painel. Mais de um ano depois, os painéis finalizados foram encaixados na moldura esférica de bronze que prende o grande vitral.
Em termos visuais, a perspectiva do espectador dentro do globo é equidistante em relação a qualquer ponto do mapa. Outra característica peculiar do Mapparium é sua acústica: se uma pessoa estiver em um dos extremos da ponte e outra pessoa estiver no outro extremo, elas podem sussurrar e, ainda assim, uma conseguirá ouvir a outra. E, se alguém falar dentro do globo, conseguirá ouvir a própria voz como se fosse outra pessoa falando ao seu ouvido. (Fonte: Anavidro-SP)