Manutenção preventiva, preditiva e corretiva em máquina para vidro: O que é e quando aplicar?

Manutenção preventiva, preditiva e corretiva em máquina para vidro: O que é e quando aplicar?

Capa: Manutenção preventiva, preditiva e corretiva em máquina para vidro: O que é e quando aplicar?

 

Equipamentos e máquinas requerem cuidados constantes e manutenções periódicas. Essas manutenções podem ser preventivas, preditivas e corretivas e tem como objetivo garantir o bom funcionamento das máquinas utilizadas na produção de vidro. Cada tipo de manutenção possui sua própria estratégia e momento de aplicação, e saber quando utilizá-las pode ajudar a maximizar a eficiência da produção, minimizar paradas não programadas e prolongar a vida útil das máquinas.

 

Qual a diferença entre esses três tipos de manutenções?

Manutenção preventiva

É a ação mais comum e consiste em programar inspeções e intervenções regulares na máquina para evitar falhas. Esse tipo de manutenção é aplicado com base no tempo de operação da máquina, no número de peças produzidas ou em outros indicadores de desempenho. 

A manutenção preventiva inclui atividades como: limpeza, lubrificação, ajuste de peças e substituição de componentes desgastados.  Essas ações podem ser realizadas durante uma parada programada da máquina ou em intervalos regulares, de acordo com o plano de manutenção preventiva estabelecido. 

É essencial dizer que nenhuma máquina é igual, cada componente é diferente. Há variação de lote, material, fabricante, transporte, armazenamento, manutenções anteriores, tudo isso muda o comportamento de um item.

Assim cada equipamento ou componente terá seu próprio e exclusivo plano de manutenção preventiva.

MESA DE CORTE STANDARD YR – 4228

 

 

Manutenção Preditiva

Esse tipo de manutenção tem como objetivo utilizar tecnologias de monitoramento e análise de dados para identificar problemas em potencial antes que eles ocorram. Logo, a manutenção preditiva leva em consideração o ambiente, as condições atuais da máquina, a operação e as características técnicas do equipamento. Ao fazer essa previsão, é possível planejar uma ação para impedir que a falha ocorra, de forma a aumentar a vida útil dos equipamentos, aumentar a produtividade e manter a máquina disponível e confiável. A manutenção preditiva é especialmente útil em máquinas complexas e críticas para a produção, como fornos de têmpera de vidro, que exigem alto grau de precisão.

 

Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva pode ser definida como a mais básica e consiste em reparar a máquina após uma falha ou defeito. Esse tipo de manutenção é aplicada quando a máquina já apresenta um problema ou quando a manutenção preventiva e preditiva não foram o suficiente para evitar a falha. As atividades de manutenção corretiva incluem reparos e substituição de peças.

 

  • Reparo: quando um item que quebrou ou falhou pode ser consertado, voltando assim a ter utilidade;

  • Substituição: quando um item que quebrou não pode mais ser recuperado e precisa ser trocado por outro.

 

Então a manutenção corretiva é uma reação à ocorrência de uma falha. A manutenção e reposição de peças são extremamente importantes, isso garante que seus equipamentos operem em sua capacidade máxima. 

Para isso conte com a  Glass Parts, uma empresa especializada na indústria vidreira que foi criada para dar suporte com peças e componentes multimarcas para a manutenção e conservação de máquinas dos maiores fabricantes do Brasil, Europa e China, além de possuir técnicos especializados e o mais amplo estoque de peças para manutenção de seus equipamentos, proporcionando tranquilidade e segurança no  investimento.

A Glass Parts Trabalha com matérias primas selecionadas e equipamentos de última geração para proporcionar produtos de qualidade e prestar um serviço de  excelência para os seus clientes.

Em geral, a manutenção preventiva é a estratégia mais econômica e eficaz para garantir a confiabilidade da máquina e prolongar sua vida útil. A manutenção preditiva é uma estratégia complementar que ajuda a identificar problemas em potencial antes que eles ocorram, mas requer investimento em tecnologia e análise de dados. Já a manutenção corretiva deve ser evitada sempre que possível, pois implica em custos elevados de reparo, perda de tempo de produção e riscos de danos à qualidade do produto.

MESA DE CORTE AD 3728