Evento mais esperado do mundo vidreiro no Brasil, a Glass South America 2012, Feira internacional de Tecnologia e Design em Vidro, promete trazer muitas novidades para o setor e toda a sua cadeia produtiva entre os dias 16 e 19 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Considerada o evento mais importante do ramo em toda a América do Sul, a feira comemora sua 10a edição com um dia a mais de programação e espera receber mais de 12 mil visitantes, entre profissionais da construção civil, arquitetura, indústria automotiva e moveleira. “Acrescentamos um dia de evento para que os visitantes possam circular com mais calma pelos estandes, interagir com os expositores”, afirma Ligia Amorim, diretora geral da NürnbergMesse Brasil, empresa que organiza o evento.
Maior entre todas as anteriores, a edição histórica da Glass South America reunirá mais de 200 marcas, entre nacionais e internacionais, em todos os segmentos da cadeia produtiva do vidro, e contará ainda com um inédito Pavilhão Italiano, dedicado aos lançamentos mais recentes no país europeu. Entre as estreantes, estarão presentes AGC, CBVP, Design Ferragens, Grenzebach, IGE e Incovisa, entre outras.
Saint-Gobain, Guardian, Cebrace, Bottero, SBM, UBV, Space Glass, Vipel, Hubtex, Glassy, Glaston e Keraglass são algumas das empresas que marcam presença mais uma vez. Para a diretora-geral da NürnbergMesse Brasil, Ligia Amorim, o vidro é utilizado para muito mais fins do que as pessoas imaginam. “Por isso, é um mercado que está num crescimento contínuo e atrai desde os fabricantes até o consumidor final. O vidro oferece muitas vantagens tecnológicas e funcionais para a arquitetura e construção, além de agregar charme, praticidade e durabilidade aos projetos”, comenta.
Outra novidade do evento será a Solar Glass Expo, projeto que contempla o reconhecimento das empresas que desenvolvem produtos e serviços ligados à eficiência energética. “Nesta primeira edição, o Solar Glass trará uma conferência que irá debater assuntos relevantes para o setor, apresentando importantes cases das empresas que já investem em tecnologias sustentáveis”, explica Ligia.
Em paralelo à Glass South America, será realizada a segunda edição da Glass Performance Days South America (GPD), fórum independente dedicado ao desenvolvimento da indústria global de vidros. Os seminários ocorrerão nos dias 17 e 18 de maio e esperam atrair participantes de diferentes partes do mundo.
Marcas e líderes em um só lugar
Entrevista exclusiva com Ligia Amorim, diretora geral da NürnbergMesse Brasil, responsável pela organização da Glass South America 2012
Dentre os setores da cadeia vidreira presentes na Glass South America 2012, qual terá presença mais expressiva na mostra?
Em geral, a indústria brasileira está bastante aquecida, principalmente o setor da construção civil, pois é cada vez mais comum que 70% do vidro plano produzido no Brasil tenha destinação certa. As áreas automotiva, moveleira e produtos da linha branca, segmentos em que o vidro é aplicado, também têm-se destacado. Atualmente, o Brasil é o maior comprador de máquinas processadoras de vidro no mundo. Por isso, e pelos investimentos que as empresas estão fazendo nesse campo, a indústria brasileira é destaque global. Adicionalmente, é só na Glass South America que o público tem a oportunidade de ver em um só lugar as marcas líderes mundiais. Além disso, é o local em que o visitante encontra uma variedade cada vez maior de produtos e serviços de todos esses segmentos.
São esperados 12 mil visitantes. Qual o perfil desse público? Inclui o consumidor final?
Nosso objetivo é atrair visitação qualificada, ou seja, reunir os principais vidraceiros e profissionais das mais diversas indústrias, como a de construção civil, arquitetura, a automotiva e a moveleira. Esperamos superar a marca de 12 mil visitantes. Como organizadores de feiras de negócios, estamos sempre repensando a forma de unir visitantes e expositores em um ambiente ideal para geração de novas ideias e oportunidades. Por esse motivo, as feiras da NürnbergMesse são voltadas sempre a profissionais e não são abertas ao consumidor final.
É possível mensurar o volume de negócios propiciado pela mostra?
Não há como mensurar todo esse volume, até porque vários negócios são iniciados durante o período da feira e concluídos posteriormente. Como calcular o impacto disto?
Uma das atrações deste ano é o Pavilhão Italiano. O Brasil está sendo visto como filão de oportunidades por empresas em países envoltos na crise econômica?
O pavilhão italiano participa da Glass South America há algumas edições. Sem dúvida, a situação econômica do Brasil tem atraído empresas de várias partes do mundo. O crescimento constante e estável confere ao Brasil um grande potencial de negócios e parcerias, ou seja, mais mercado para as empresas que trazem bons produtos com preços competitivos.