Projetada pelo arquieto mineiro Gustavo Penna para um casal de amigos em Nova Lima, Minas Gerais, esta casa localizada no condomínio Serra dos Manacás concilia vista privilegiada e privacidade. As paredes transparentes garantem contato direto com a paisagem da região e, sobretudo, com o belíssimo céu mineiro. “A casa foi pensada como uma homenagem ao ar, às nuvens, às estrelas”, conta Gustavo, que, embora à frente de grandes empreitadas, como a readequação do Mineirão, para a Copa de 2014, não esconde sua paixão pela arquitetura residencial.
A intimidade dos donos, explica Gustavo, foi preservada por painéis de ipê, que, quando fechados, vedam a fachada, formando uma cortina de aparência contínua. “A composição é formada por partes autônomas, que permitem dosar a entrada de ar. O vento gelado da região não entra graças às folhas de vidro deslizantes”, ressalta o arquiteto.
A área social, no centro da construção, é toda fechada com vidro, favorecendo a vista para as montanhas. “Além de integrados, os ambientes são amplos e luminosos, abertos ao sol”, diz Gustavo.
Os vidros usados no projeto foram fabricados pela Cebrace e instalados pela Mundo dos Vidros, empresa que há 17 anos atua no mercado de instalação de vidros planos para construção civil, arquitetura e decoração. O fechamento foi feito em vidro cristal verde de 8 mm, com resina de laminação. “Usamos vidros de alturas especiais e, para garantir a segurança, optamos pelo laminado. Os vidros com resina conferem flexibilidade e proteção UV”, conta Gustavo.
Luz de Minas
A altitude é de 1200 m. Nos dias claros, é possível ver o mar de montanhas ondulando até 60 km na paisagem. A casa é uma homenagem a essa linda natureza. Um quadrado com um cubo de vidro no centro, que brinca com a luz, com o ar, as nuvens e a distância.