Design sustentável e luz solar em abundância nortearam a reestruturação da residência australiana, que ganhou uma extensão envidraçada de ponta a ponta, com direito a aberturas extras e coloridas na parte superior do fechamento.
A nova estrutura foi concebida como uma área de convívio familiar, construída no lugar da antiga sala de jantar da casa e apelidada de “sala da família“. Segundo os arquitetos que assinam o projeto, a extensão foi projetada para se tornar “um exemplo de racionalização responsável para uma típica residência suburbana, que oferece um estimulante meio ambiente ao redor”. Com o objetivo de aproveitar cada metro quadrado da área externa, a construção projeta-se para os fundos da residência, inclinando-se para cima, para “abraçar” o amplo jardim situado a um nível um pouco mais elevado. “A proposta era a de relacionar cada espaço interno com o mundo do lado de fora”, dizem os arquitetos.
A leve inclinação estabelecida pela cobertura foi projetada para garantir proteção do sol no lado norte, enquanto os vidros instalados em aberturas superiores garantem incidência do sol no inverno. Os três lados da estrutura são fechados com vidros até o topo, levando ao novo ambiente a bela paisagem do pátio ajardinado.
Receba a Revista Vidro Impresso, acesse o link.