O mercado brasileiro de alumínio espera crescimento de 5,2% em 2014, com base em previsões divulgadas recentemente pela ABAL (Associação Brasileira do Alumínio). Para os extrudados, a taxa será de 4,3%, representando um consumo de 383,3 mil toneladas ante as 367,5 mil no ano passado. O setor vidreiro também demonstra crescimento excelente em relação à economia brasileira, segundo dados levantados pela Abravidro em seu Panorama Vidreiro 2014. A união de setores que se fortalecem mutuamente e tão bem dialogam, especialmente no âmbito da construção civil, torna-se cada vez mais vital para garantir consistência a esse cenário positivo para ambos. É com essa perspectiva que o mercado de vidro e o de esquadrias se encontrarão entre os dias 10 e 13 de setembro em mais uma realização simultânea das feiras Fesqua e Vitech.
Os eventos serão realizados no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, e prometem reunir lançamentos em tecnologia, maquinário, acessórios e componentes para os setores vidreiro e de esquadrias, além de tendências de aplicação no campo da arquitetura. Em sua 10a edição, a Fesqua é considerada o maior evento de esquadrias da América Latina e há três anos uniu-se à Feira Internacional do Vidro – Vitech com o intuito de otimizar resultados e estimular a sinergia entre os dois segmentos. “Em sua 3a edição, a Vitech já assume grande importância na feira, pois o vidro é um produto complementar às esquadrias. A sinergia entre esses segmentos é muito forte e a realização das duas feiras em um mesmo local potencializa resultados e oportunidades”, comenta Marco Antonio Mastrandonakis, diretor-geral do Grupo Cipa Fiera Milano, organizador da Vitech. “Além disso, a qualificação e o número de profissionais que comparece aos eventos comprovam sua representatividade para o setor”, ressalta.
Juntas, Fesqua e Vitech reunirão 300 expositores, somando cerca de 500 marcas nacionais e internacionais, e esperam receber um público de mais de 35 mil pessoas. Para Luis Henrique Tavares, diretor da Cesar Tavares Comunicações, empresa responsável pela realização dos eventos, a expectativa para este ano é superar os números da edição anterior. “Em área ocupada e quantidade de expositores essa meta já foi alcançada. Crescemos 22% em espaço e aumentamos em 35% o número de expositores”, comenta.
A 3ª edição da Vitech reunirá profissionais de indústrias como construção civil, arquitetura, automotiva e moveleira. Entre os produtos expostos estarão máquinas de produção, equipamentos de acabamento, puxadores e ferragens para o vidro, distribuição de vidros planos e curvos e novas formas de uso do vidro nos diversos segmentos industriais e econômicos. A organização do evento antecipa a participação de 50 expositores, entre eles a fabricante Saint-Gobain Glass, que nesta edição dará foco especial ao seu mais recente lançamento, o SGG Pixarena.
Entre as empresas processadoras de vidro, marca presença a catarinense Unividros, especializada na produção de vidros curvos temperados, que apresentará aos visitantes sua linha completa de produtos para aplicação na arquitetura. Já a paulista Conlumi dará destaque ao lançamento do Fusione Glass TS, resultado da fusão do vidro float com os laminados de alta pressão. “Trata-se de um produto decorativo e predominantemente adequado ao setor moveleiro, mas bastante versátil como revestimento em várias aplicações”, afirma o diretor da empresa, Claudio Passi.
No ramo de kits e ferragens para vidro, destaque para a Ideia Glass, que pretende focar sua participação no lançamento do Box Certo, com a expectativa de alcançar novos públicos, consumidores e clientes. Já o estande da WR Glass dará ênfase a duas novidades: a Torre Fit de encaixe para guarda-corpos e o sistema de box Standard WR Glass, com furação padrão. O segmento de abrasivos, acessórios e ferramentas será representando por marcas como Diamanfer e Abrasipa, empresas que participam da Vitech desde a primeira edição. “Aguardamos ansiosos a chegada dessa feira, pois sabemos do seu enorme potencial”, comenta o diretor da Abrasipa Gabriel Leicand.
Outros eventos incorporados serão a Expo Serralheria (Exposição de Produtos e Equipamentos para Serralheria); a Tecno Fachadas (Salão de Tecnologia e Acabamento de Fachadas); a Arctech | Feira Internacional de Tecnologias para Arquitetura e Urbanismo; a Feitintas | Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos; e a H&T Expo| Feira Internacional de Ferragem e Ferramentas, além de palestras e apresentações técnicas gratuitas do SEBRASER | Seminário Brasileiro de Serralheria.