Helsinque Music Hall utiliza painéis de vidro triplo

Helsinque Music Hall utiliza painéis de vidro triplo

Capa: Helsinque Music Hall utiliza painéis de vidro triplo

Este é o clima em que o novo Helsinque Music Hall está sendo construído, como um grande cubo transparente de vidro. Do ponto de vista do isolamento térmico, isto pode parecer ousadia, mas os Arquitetos da LPR e os especialistas Normek Oy na construção da fachada, estão tornando possível – usando o painel de isolamento térmico de vidro triplo da Interpane.

Um total de 3.600 metros quadrados de iPlus neutro E protegem eficazmente o salão do frio. Uma vez que o termômetro pode subir acima dos 30 graus no verão curto, a proteção contra superaquecimento desempenha muito bem seu papel. Os planejadores responderam a este desafio com ipasol neutro (70/39).

O velho coração cultural de Helsinque, no Finlandia Hall, a partir de 1970, não é mais atual, tem consideráveis falhas acústicas. Portanto, a cidade e o Centro de Música da Fundação de Helsinque em conjunto, optaram por um edifício novo e moderno, e iniciaram o projeto de 140 milhões de euros do “Helsinki Music Hall”. Desde o Verão de 2011, que irá acomodar 1.700 amantes da música em sua grande sala de concertos e até 400 em cada uma das cinco salas adicionais. Além disso, o prédio abrigará a Orquestra Filarmônica de Helsinque e a Finish Radio Symphony Orchestra, assim como a Academy Sibelius, uma universidade de música, com cerca de 1.500 alunos e 400 professores. Há também uma extensa biblioteca, bem como cafés e restaurantes.
Vidro arquitetura: aberto, transparente, atraente

O conceito básico da sala multi-funcional é que a sua abertura e transparência, o tornam um animado ponto de encontro cultural para todos. Esta é uma das razões pelas quais foi erguido no bairro popular de Töölönlahti, perto do centro da cidade, a caminho da estação para “Mannerheimintie”, a 5,5 km da magnífica rua principal de Helsinque. Os concertos são completamente rodeados por um generoso hall de entrada em um cubo brilhantemente iluminado feito do painel isolante de vidro triplo (E iPlus neutro). O vidro claro e os revestimentos neutros funcionais utilizados para garantir uma verdadeira visão de dentro para fora e proteger o edifício de perder calor a baixas temperaturas ambientes. Grande parte do sul e leste do lado ocidental da fachada de vidro está equipado com um ipasol neutro de controle solar revestimento 70/39 (que impede a sala se transforme em uma sauna no verão) mesmo que estes são particularmente populares em Finlândia.

 

Requisitos de alta sobre o planejamento de construção

O planejamento da construção do Helsinki Music Hall foi uma tarefa desafiadora, particularmente por um lado. A grande sala de concertos atinge uma profundidade de 14 metros sob a terra, a fim de não interromper a importância das linhas existentes da visão, o salão está localizado entre o antigo Finlandia Hall e o Museu Kiasma de Arte Contemporânea, diretamente em frente ao Parlamento da Finlândia. Por outro lado, o nível do lençol freático próximo à orla da Baía de Töölö é muito elevado, de modo que a parte subterrânea do edifício teve de ser construído completamente como um impermeável “tanque branco”. As ruas movimentadas nas proximidades aumentaram as exigências a prova de som, vibrações e tremores do prédio também tiveram de serem absorvidas. Portanto, todas as salas de concerto ficaram “penduradas” no edifício por meio de amortecedores, bem no meio da fachada, toda de vidro grande, que é adicionalmente estabilizada pelas maciças “aletas de vidro” com barbatanas de 60 centímetros de largura e 6 metros de altura.

 

Ponto fixo e structural glazing

Os visitantes entram no edifício com o seu espaço útil total de 36.000 metros quadrados, através do saguão circunferencial. Isso oferece uma visão em todas as direções, mesmo para o céu através do telhado de vidro. Muita luz, proteção do frio e do sol, um uso mínimo de aço e uma estrutura estável. Estes eram os requisitos para a construção. Portanto, a maior parte da fachada de vidros é fixada por grandes vidros laminados para segurança: dois painéis de vidro temperado-térmico de 15 mm de espessura, 60 cm de largura e 6 metros de comprimento (de acordo com os testes heat soak com EN 14179), feita de estrutura de ferro, vidros baixo emissivo e revestida por uma fina película de PVB 1,52 milímetros. Na entrada e na área central do teto, o ponto de fixação do vidro dá lugar ao structural glazing por causa da aparência e por razões funcionais.

A estrutura da fachada de vidro varia em função da sua orientação espacial. Quatorze variantes são usadas no total. O piso térreo, por exemplo, tem a seguinte estrutura nos lados sul, leste e oeste do cubo:

• Painel exterior: vidro temperado térmico de 10mm, único painel com controle solar ipasol 70/39 neutro
• Espaço entre os painéis: 15 mm
• Painel intermediário: 8 mm temperado-térmico, vidro de segurança claro de painel único
• O espaço entre os painéis: 15 mm
• Painel interno: 6.6.4 milímetros de vidro laminado de segurança claro, com revestimento neutro iPlus de isolamento térmico E