A Investe São Paulo, agência do governo paulista responsável pela atração de investimentos para o Estado, e a Prefeitura de Guaratinguetá anunciarão, oficialmente, nesta sexta-feira (29/04/11), às 10h, no Clube dos 500 Hotel e Golfe, a implantação de uma fábrica da empresa multinacional de vidros planos AGC (Asahi Glass Company) no município.
A construção da primeira planta do grupo japonês AGC na América Latina terá investimento de R$ 750 milhões para as obras de construção da fábrica, em um terreno de 500 mil m², com capacidade de produção para cerca de mil toneladas de vidro plano por dia.
Com estimativa de geração de 500 empregos diretos, a futura fábrica produzirá vidros planos para o setor de construção civil (80% das vendas) e para a indústria automobilística (20% das vendas), devendo entrar em operação até o fim de 2013.
Nessa unidade de Guaratinguetá serão produzidas placas de vidro para janelas, fachadas, painéis de energia solar, vidros para design de interiores, soluções de arquitetura para construção verde, vidros integrados com iluminação (LED), vidros para carros e displays digitais integrados ao painel de vidro.
Segundo o presidente da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, Luciano Almeida, as negociações com a empresa japonesa AGC tiveram início em setembro de 2010 e, entre outros estados concorrentes, São Paulo atraiu esse investimento por seu mercado consumidor, sua excelente infraestrutura, uma vasta cadeia de fornecedores e a parceira com a Prefeitura de Guaratinguetá.
“Encontramos na prefeitura uma grande parceira. Estamos ajudando a empresa na obtenção de licenças e permissões e também no apoio junto às concessionárias de serviços públicos de energia elétrica, gás e telecomunicações, além da infraestrutura”, informa o presidente da Investe São Paulo.
Para o prefeito Junior Filippo a instalação dessa planta produtiva na altura do Km 60 da rodovia Presidente Dutra, em Guaratinguetá, foi uma grande conquista. “Foi um tiro certeiro no alvo do desenvolvimento da nossa cidade. Foram meses de conversação com os dirigentes da multinacional e com o Governo Estadual. Provamos para os investidores internacionais que Guaratinguetá está dotada de toda logística necessária para receber um investimento desse porte, que vai mudar para sempre a história do nosso desenvolvimento industrial”, afirma o prefeito.
A Investe São Paulo informa que os recentes desastres naturais ocorridos no Japão não afetaram as fábricas da AGC naquele país, tampouco frearam os planos de investimentos em outros países. A AGC estudará, ainda, a possibilidade de expansão da unidade de Guaratinguetá com investimento de mais R$ 450 milhões e contratação de outros 200 trabalhadores.
O segmento de vidros representa cerca de 45% das vendas globais da empresa AGC, que possui hoje mais de 50 mil funcionários em 200 países.
Fonte: Prefeitura de Guaratinguetá