O São Paulo Expo recebeu na última semana a maior feira do mercado vidreiro na América Latina, a Glass South America, que apresentou soluções e lançamentos em máquinas e equipamentos para o processamento do vidro, acessórios e ferragens para instalação e diversos insumos para o segmento.
Cerca de 12 mil visitantes, segundo estimativas, entre vidraceiros, instaladores, arquitetos, engenheiros e beneficiadores de vidro, de diversos estados do Brasil e países da América Latina estiveram presente entre os dias 09 e 12 de maio para conhecer as novidades apresentadas pelas mais de 200 marcas. O encontro foi ainda uma oportunidade da cadeia se encontrar.
Após um período de crise, a feira sinalizou um movimento ascendente e de recuperação do mercado. Apesar de parecer menor, um reflexo do recesso de 2016, quem apostou no evento teve ótimos resultados, pois o número de negócios fechados surpreendeu até mesmo os expositores.
O estande da Gusmão Representações esteve lotado nos 4 dias de feiras e muitos negócios foram iniciados
Para atrair visitantes aos estandes e estimular os negócios, muitas empresas promoveram atividades interativas, como gincanas e sorteios, e ofereceram descontos para pedidos fechados durante a feira. A Ideia Glass, por exemplo, em comemoração aos seus 10 anos de atuação estava dando 10% de descontos nas aquisições.
Já a BL Glass, sorteou uma camisa oficial da seleção brasileira entre os clientes que fizeram pedidos na feira e bateram recordes de vendas. A Divinal Vidros montou um mini campo de golfe para divertir os visitantes e ofereceu brindes aos ganhadores.
A WR Glass lançou a campanha da Liga da WR Glass no Cartola FC. Quem visitasse o estande poderia efetivar sua participação na hora, baixando o aplicativo e concorrendo a um puxador por rodada do brasileirão e ao final do campeonato participar do sorteio de R$2.000. Foi uma forma bastante descontraída de interagir com os clientes.
Outro destaque da Glass South America 2018 foi as ações que alguns estandes promoveram para achar a atenção dos arquitetos para a aplicação do vidro, já que estes profissionais muitas vezes têm pouco conhecimento sobre as possibilidades do material e são os responsáveis pelas especificações em projetos de maior valor agregado.
A Divinal Vidros lançou um projeto para levar o conhecimento do vidro às faculdades de arquitetura, o Divinal Educa. Entre as ações, a empresa criou um concurso que convidou estudantes para desenvolver ambientes com uma aplicação ampla do vidro. Dos 60 projetos recebidos, os 3 melhores foram homenageados no estande, com a exposição de um banheiro, um escritório e uma varanda.
Já a Saint Gobain Glass inovou em seu estande trazendo o conceito de que tudo que se faz com madeira pode ser produzido em vidro. Para provar a ideia, criou uma sala com os móveis todos em vidro no centro do estande, inclusive com bancos e cadeira totalmente em vidro para os visitantes viverem esta experiência e comprovarem a segurança do material.
Apresentar ao vivo conceitos e produtos foi a ideia de empresas como a Glass Parts, que mostrou em funcionamento o sistema robótico de rotação automática de chapas de vidros para ser acoplado em lapidadoras verticais tipo Turn Over. O equipamento permite uma maior produtividade com produção contínua, redução do índice de quebra, economia de mão de obra, maior segurança e baixo custo de manutenção.
No espaço Vidro e Ação, a Falcão Bayer mostrou ao vivo como funcionam os testes de resistência, mecânica e de temperatura, em vidros. Em um dos testes, o vidro laminado de um guarda-corpo era submetido a um impacto de um peso de 50kg simulando o peso de uma pessoa.
Lançamentos sinalizam tendências
A Di Vero Inox lançou um modelo diferenciado do box padrão. O aço inox, comumente aplicado nas roldanas aparentes, não era antes oferecido ao mercado no modelo mais “clean” do box padrão. A Di Vero trouxe este lançamento exclusivo, que atraiu muitos visitantes na Glass South America, feito em aço inox, que proporciona mais requinte e durabilidade ao box padrão.
A Ideia Glass lançou três novas versões com melhorias e mais funcionalidades de seus modelos tradicionais. O Box Elegance, por exemplo, tem agora a opção de roldana aparente no trilho inferior, que possibilita a utilização de vidros maiores, aumentado a chapa de 70cm para 1,2m. O acessório pode ser adquirido separadamente.
Pensando na utilização do vidro como fonte de energia para construção, a Alclean levou para a feira os vidros fotovoltaicos para fachadas, ou seja, além de proteger o ambiente do calor, a peça também pode reverter a luz solar refletida no vidro em energia elétrica com ótimo custo benefício. A empresa também aposta na fabricação de persianas para aumentar suas vendas juntos com o portfólio de vidro.
Confira mais sobre a Glass South America 2018 e os produtos apresentados pelas empresas na próxima edição da revista Vidro Impresso, que trará uma cobertura completo da feira.