Com a premissa de unir superfícies com estética, segurança e alto desempenho, a família de fitas VHB (Very High Bond) da 3M completa 30 anos de existência. Com uma linha de 15 fitas acrílicas dupla-face, as VHBs têm alto poder de adesão para colar materiais, fixar e selar ao mesmo tempo, diminuindo o tempo gasto para aplicação e a aparência feia de pregos e parafusos.
Criada na 3M dos EUA em 1980, as fitas VHB chegaram ao Brasil em 1988 com o desafio de mudar o conceito de fixação. “O produto era totalmente inovador e novo no país, por isso trabalhamos muito a fim de identificar novas aplicações em outros segmentos importantes do mercado”, afirma Walter Emanuelli, gerente de marketing e vendas para os mercados de ônibus, caminhões e veículos especiais da 3M do Brasil.; “A ideia foi identificar uma aplicação crítica e atestar o produto para outros usos, como a substituição de fixações mecânicas com parafusos, rebites, entre outros”.
Para viabilizar o produto no mercado brasileiro, a 3M do Brasil realizou diversas adaptações na linha. As fitas ficaram mais espessas e também foi desenvolvida uma versão retardante de chamas. Rapidamente, a linha passou a atender as necessidades de diversos segmentos como: ônibus e carrocerias, metalúrgico, construção civil, comunicação visual, eletroeletrônico, moveleiro, casa e escritório, náutico e esquadrias – este último, um benchmark brasileiro.
“Atualmente, nosso desafio é desenvolver novos produtos e soluções utilizando tecnologias sustentáveis, principalmente com matéria-prima ecologicamente correta e de origem natural”, explica Luiz Henrique Duarte, gerente de marketing e vendas da divisão de fitas e adesivos industriais. “Podemos citar a parceria que fechamos recentemente com a Alcoa para o lançamento da linha Extrema, onde a fita VHB substitui o silicone no envidraçamento de fachadas de prédios. Deste modo, consolidamos a variedade de aplicação do produto e oferecemos vantagens, melhor custo-benefício e valor agregado aos nossos clientes na construção dos chamados prédios verdes”, completa Pedro Terzi, gerente de desenvolvimento de negócios da área.
Novidades – Em 2009, a 3M do Brasil ampliou o portfólio da linha, apresentando quatro modelos da fita em embalagens menores, com rolos de cinco metros, além dos tradicionais rolos de 20 metros. Direcionados para utilizações em escalas menores, os novos formatos permitiram que a vasta gama de aplicações das fitas VHB fosse estendida a novos mercados, facilitando a sua utilização em uma série de necessidades cotidianas. Todas as embalagens trazem no verso informações sobre as fitas, suas características e recomendações para aplicações.
A expectativa da área é manter o crescimento de dois dígitos ao ano e dobrar o volume de vendas de todos os produtos até 2013. “Pela diversidade de aplicações e segmentos de mercados que utilizam a VHB, a marca acabou se tornando sinônimo de categoria e qualidade quando se fala em fita dupla-face de espuma acrílica”, afirma Luiz Henrique Duarte, gerente de marketing e vendas da divisão de fitas e adesivos industriais da 3M do Brasil.
Ações comemorativas – Em comemoração ao aniversário e ao sucesso da família VHB, a 3M produziu um hotsite onde os consumidores poderão conferir depoimentos de clientes corporativos, participar de um treinamento online sobre o produto e a aplicação, além de diversas ações com funcionários e clientes. O endereço é [www.vhb.com.br]. Além disso, a 3M está produzindo Post-its promocionais para distribuição aos clientes em feiras e eventos e ações internas como a distribuição de adesivos comemorativos Print 3M para uso nos computadores dos funcionários.
Linha do tempo.: 1980 – A fita VHB (Very High Bond) é criada na 3M dos EUA | 1980 – A fita VHB começa a ser importada para o Brasil | 1988 – Início da fabricação local, em Sumaré (SP), com a composição americana | 1991 – Esboço do primeiro desenho técnico da fita para aplicação de vidros em fachadas de prédios | 1998 – Foram feitas adaptações locais para viabilizar o produto no mercado brasileiro, a princípio para os segmentos automotivo, ônibus e carrocerias, e posteriormente para o de construção civil, substituindo o silicone estrutural, e para o de sinalização de placas, no lugar dos parafusos. 2008 – Lançamento da fita VHB retardante de chamas 2009 – Lançamento das fitas em versão pequena, em rolos de 5 metros, além dos tradicionais rolos de 20 metros | 2010 – Parceria 3M e Alcoa na linha Extrema consolidaram o uso da fita VHB para envidraçamento de fachadas de prédios.
Curiosidades da VHB: . O Brasil foi o segundo país a produzir a fita fora dos EUA (o primeiro foi a Alemanha). |.O Brasil é o único país na América Latina que possui fabricação da fita. |. A primeira fita com características locais brasileiras levou seis meses para ser desenvolvida. |. A primeira fita para uso geral produzida no Brasil foi a VHB 4950. A partir daí, o desenvolvimento de novas fitas era todo realizado no Brasil e submetido à aprovação e liberação na 3M dos EUA. |.O Brasil foi pioneiro no desenvolvimento de novos usos para a fita e as subsidiárias da 3M no México, Austrália, Inglaterra e Japão foram as primeiras a replicar. |.Atualmente, existem mais de oito mil obras que utilizam a fita 4972 para envidraçamento estrutural e 4970 para fixação de painéis metálicos. Testes realizados no Instituto Falcon Bauher não tiveram conclusão final, pois a resistência da fita superou o maquinário disponível no instituto. |.Testes em laboratórios nos EUA e em Singapura atestaram garantia de 20 anos para as fitas VHB 4972 utilizadas na colagem de vidros em esquadrias de alumínio em fachadas do tipo Structural Glazing.
Perfil- A 3M é uma companhia de tecnologia diversificada com vendas globais de US$ 23 bilhões em 2009 e operações em mais de 65 países, onde mantém 75 mil funcionários. É reconhecidamente uma empresa inovadora e líder em Pesquisa & Desenvolvimento, que combina mais de 40 plataformas tecnológicas para atender diversos mercados.
Há 64 anos no Brasil, a empresa reúne cerca de 3.800 funcionários em quatro unidades industriais no interior paulista – Sumaré, Ribeirão Preto, Itapetininga e Mairinque – e uma em Manaus (AM). Além disso, detém o controle da Abzil (São José do Rio Preto/SP), fabricante de produtos ortodônticos, e da Incavas Indústria de Cabos e Vassouras (Bom Princípio/RS), produtora de insumos e acessórios para limpeza doméstica. A operação brasileira registrou faturamento de R$ 2 bilhões em 2009.
A empresa é comprometida com o exercício de sua responsabilidade social, buscando incentivar ações de cidadania junto a funcionários, fornecedores, clientes e também por meio do Instituto 3M de Inovação Social.
Fonte: Revista Fator Brasil