Já não fazem mais sacadas como antigamente. Antes pequena e relegada a espaços pouco aproveitados, a área cresceu – não só em tamanho, mas em importância: para jardins, lounges, churrasqueiras e até piscinas. E para que as novas funções sejam possíveis, com conforto e segurança, e sem abrir mão da vista, o envidraçamento virou moda e surge como opção das mais eficientes.
“O principal objetivo dos moradores [ao instalar os vidros junto ao guardacorpo] é criar um novo ambiente em que prevaleça a segurança e integre o espaço interno à varanda”, afirma Juliana Camilo, que divide o escritório de arquitetura com Rodayka Santana.
A proposta do envidraçamento da área externa sugere a abertura total ou parcial das lâminas de vidro, além de funcionar como isolamento acústico e térmico.
Composto por painéis individuais de vidro temperado, o sistema não interfere na visão panorâmica, pois não há interferência de esquadrias verticais entre as placas. Por meio de movimentos articulados deslizantes entre trilhos de alumínio, há total amplitude em sua abertura, já que todos os painéis podem ser recolhidos paralela e lateralmente – sem que fiquem fixos ou sobrepostos.
“A partir deste recurso, há melhor aproveitamento da área útil do apartamento, considerando a área externa, em todas as estações do ano”, afirma Rodayka.
Mas de nada adianta um equipamento de qualidade sem mão de obra especializada para instalar o produto. Para evitar problemas, cada fabricante tem sua equipe de instaladores – própria ou terceirizada – que produzem, vendem e fazem a instalação. “Isso acontece porque o sistema de cada empresa possui características próprias, que devem ser adequadas às condições de cada ambiente”, considera Juliana.
Custo
Para determinar o valor e o tempo de instalação do equipamento, a empresa manda um consultor que faz o cálculo para a aplicação. O custo varia de acordo com o número e a altura das lâminas de vidro que serão necessárias para cobrir a sacada.
Fonte: eBand