Fachadas de vidro conferem iluminação natural em residência na Itália

Fachadas de vidro conferem iluminação natural em residência na Itália

Capa: Fachadas de vidro conferem iluminação natural em residência na Itália

Projetada pela JM Architecture em 2013, a residência Jesolo Lido Pool Villa em Lido Veneza, na Itália, possui estrutura de madeira customizada pré-fabricada, e foi construída e mobiliada em apenas seis meses. Padrões altos de economia de energia foram aplicados na casca para garantir um máximo conforto e custo quase zero através das quatro estações.

 

O edifício dispõe de estruturas de madeira como um sistema flexível e anti-sísmico, que também evita pontes térmicas. Os 31 cm de isolamento de perímetro, fachadas de vidro com isolamento de gás argônio, 10 kw de painéis fotovoltaicos instalados no telhado e luminárias de led no interior e exterior cooperam em fazer um edifício tecnologicamente contemporâneo.

 

 

Devido às pequenas dimensões do terreno, o objetivo do projeto foi direcionado em deixar tanto espaço aberto quanto possível. A sala de estar interior tem lados transparentes que se abrem para dois pátios de diferentes tamanhos. O maior deles, a oeste, possui uma piscina longa, que leva toda a extensão do espaço, e duas inserções quadradas com vegetação.

 

Uma oliveira é o elemento tridimensional principal no pátio e que está colocada ao lado da escada que leva ao subsolo, onde a armazenagem e salas técnicas estão localizados. O pátio menor, para o leste, também apresenta duas inserções plantadas com outra oliveira para contrabalançar o outro lado. As áreas ao ar livre, como solicitação de um cliente principal, precisava ser de baixa manutenção, por isso a maior parte da superfície foi pavimentada e as plantas nas inserções onde selecionados a fim de poder viver com o mínimo de cuidado possível.

 

 

A saliência do telhado de quatro metros para o oeste permite ter sombreamento suficiente durante os meses quentes de verão e permite colocar uma área de estar e de jantar cobertas ao ar livre. Os interiores estão personalizados com soluções típicas do JMA, como paredes de áudio/vídeo, bancadas de cozinha personalizadas, cortinas de rolo motorizadas que desaparecem no teto rebaixado para a continuidade máxima entre as áreas de interior e exterior, iluminação indireta integrada e sistema elétrico da casa automatizado.

 

O sistema de aquecimento radiante através do piso é alimentado com uma bomba elétrica de calor, que leva a energia a partir de painéis fotovoltaicos. O sistema de ar condicionado está totalmente integrado no teto rebaixado com difusores lineares e entradas escondidas. Como sempre para JMA, a busca da simplicidade e de soluções lineares representou uma grande parte do trabalho de projeto. (Fonte: Archdaily)