Os setores do vidro e de esquadrias preparam-se para se reunir novamente em mais um importante evento nacional. Em sua 7ª edição, o SAIE Brasil (Salão Itinerante de Esquadrias) será realizado em conjunto com a 1a edição da Expo Vetro (Feira Brasileira de Vdiros Máquinas e Acessórios). Os dois eventos ocuparação os corredores do Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, entre os dias 12 a 14 de setembro, com o intuito de apresentar as mais avançadas tecnologias e soluções voltadas para a fabricação de vidros e de esquadrias, além de gerar novas oportunidades de negócio aos mercados regionais (RJ/ES/MG/SP/DF) em diversos segmentos e agregar informações aos profissionais visitantes.
Organizados pela Cesar Tavares Comunicações, grupo especializado no ramo de revistas segmentadas e realização de eventos, responsável também pela Fesqua-Vitech, o SAIE Brasil e Expo Vetro contarão com cerca de 42 expositores e aproximadamente 5 mil visitantes, mostrando novas tecnologias em portas e janelas, vidros, fachadas, máquinas, estruturas metálicas, novos sistemas para fabricação de portas e janelas, sistemas de curvatura para tubos, vidros e perfis, sistemas e equipamentos para pintura, softwares, vedações e selantes.
De acordo com o diretor da Cesar Tavares Comunicações, Luis Henrique Tavares, os eventos simultâneos buscam atender a demanda por informações e serviços especializados de setores que se mostram cada vez mais aquecidos e profissionalizados, muito em razão dos eventos que o País irá sediar nos próximos anos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Para ele, a existência de um evento itinerante é fundamental para atender os incontáveis pequenos empresários que atuam neste mercado Brasil afora. “O mercado de esquadrias e vidro é composto por uma infinidade de empresas de pequeno porte. Muitas dessas empresas atuam em regiões distantes e não têm condições de deixar seus estados para visitar a Fesqua e a Vitech em São Paulo”, comenta o diretor. “Como realizadores da Fesqua e Vitech, pensamos numa maneira de atender a essa parcela importante de empresários com dificuldade de locomoção. A ideia foi de criar um pequeno evento do mesmo setor para que pudéssemos percorrer todo o Brasil levando informação e conhecimento atualizado.”
Segundo Tavares, a Expo Vetro foi criada para suprir a falta que faz um evento voltado para o vidro junto a um evento de esquadrias como o SAIE Brasil. “Todos nós sabemos que esquadrias e vidro se complementam. Então, não adianta um evento somente de esquadrias e outro somente de vidro em datas diferentes e cidades diferentes. Estes eventos têm que acontecer juntos, um completa o outro. É um casamento perfeito”.
A feira trará, também, maquinários e equipamentos para serralherias e vidraçaria; produção e instalação de fachada estrutural; tecnologias de acabamento de fachadas. Ainda como parte da programação oficial do SAIE Brasil estão previstas palestras e apresentações técnicas gratuitas (Sebraser – VII Seminário Brasileiro de Serralheria) com objetivo de reunir os profissionais de serralheria, fabricantes de esquadrias e instaladores, oferecendo conteúdo de atualização profissional sobre novas tecnologias, dicas práticas e dúvidas técnicas, entre outros temas, e a Exposerralheria (XIV Exposição de Produtos para Serralheria).