Expo revestir traz soluções em esquadrias e vidros de controle solar

Expo revestir traz soluções em esquadrias e vidros de controle solar

Capa: Expo revestir traz soluções em esquadrias e vidros de controle solar

 

Com um público de 61.785 mil profissionais, a 17ª edição da Expo Revestir, principal evento sobre arquitetura e construção da América Latina, foi encerrada com boas performances em lançamentos e negócios. As principais novidades e tendências dos mais de 240 expositores foram apresentadas nos 40 mil m² da feira. O encontro que apresenta as soluções em acabamentos que serão tendência no ano ocorreu entre os dias 12 e 15 de março, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

 

O Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Construção recebeu 3 mil profissionais que assistiram atentamente às palestras de grandes nomes nacionais e internacionais. Em parceria com a Revista Projeto (Editora Arcoweb), o encontro deste ano contou com dois nomes reconhecidos internacionalmente para palestrar no Dia do Arquiteto. A programação começou com a palestra de Elizabeth de Portzamparc para uma plateia de mais de mil pessoas. Para a arquiteta, “o espaço quando público, torna-se vetor de interações humanas e de comunhão de ideias capazes de gerar ações”, afirma Elizabeth.

 
A tarde terminou com o arquiteto japonês Sou Fujimoto que apresentou, além dos projetos, as diretrizes que comandam os conceitos do seu trabalho. “Podemos redefinir o significado de função. Quando ele não é dado, as pessoas decidem quais funções o espaço pode ter”, diz Fujimoto e complementa: “A integração de arquitetura com a natureza não é só colocar plantas dentro dos projetos, a estrutura em si pode ser a natureza”, finaliza.

 

 

Durante o Fórum Internacional a Saint-Gobain reconheceu projetos sustentáveis com o Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável, apresentando os vencedores desta edição nas categorias Profissional Institucional, Residencial, Comercial, Estudante e o projeto Casa da Sustentabilidade.

 

Outro momento de destaque foi o Fórum de Líderes do Varejo e Indústria de Material de Construção, promovido em parceria com a Grau 10 Editora – Revista Anamaco, contou com a participação do economista Ricardo Amorim que falou sobre o cenário econômico atual. “Há uma chance de mudança para o país avançar, isso se as propostas para a reforma da previdência saírem do papel. Se avançarmos, podemos ver em um futuro próximo, uma chuva de investimentos estrangeiros”, contou otimista. 

 

Vidros que reduzem calor

 

 

 

Em seu estande projetado especialmente para a Expo Revestir 2019, a Cebrace apresentou os vidros de proteção solar para residências Habitat. Chamados também de vidros “inteligentes”, os produtos da linha são capazes de reduzir até 70% do calor, chegando a diminuir a temperatura interna dos ambientes em até 10°C em relação à externa. Se forem aplicados na versão laminada, reduzem a entrada de raios UV, que são prejudiciais à pele e responsáveis pelo desbotamento dos materiais. 

 

Outro benefício dos vidros Habitat é a economia de até 30% no consumo de ar-condicionado e luz artificial, uma vez que permitem a entrada de luminosidade na quantidade ideal, sem o desconforto do calor ou do ofuscamento. Os vidros de proteção solar para residências são produzidos por meio de nanotecnologia, em que a camada responsável pela redução do calor é depositada durante o processo de fabricação, por isso não descola ou desbota. 

 

No espaço foi montada uma verdadeira casa onde foi possível simular uma aplicação real do produto. A empresa apresentou também displays térmicos que permitem sentir na pele a diferença de temperatura proporcionada pelos vidros Habitat em relação aos vidros comuns a partir da mesma fonte de calor. Os produtos estão disponíveis nas espessuras de 4 mm a 10 mm e podem ser instalados como vidro comum, temperado, laminado ou duplo. 

 

 

 

 

Um dos modelos é o Habitat Refletivo, que possui um aspecto espelhado e oferece privacidade, pois inibe a visão de fora para dentro do ambiente durante o dia. Disponível nas cores champanhe, cinza, esmeralda e azul. Já o Habitat Neutro é mais transparentes, e com isso permite maior entrada de luminosidade e integração com o ambiente externo. Está disponível nas cores cinza, verde e incolor.

 

Sem uma orientação profissional de qualidade, muitos vidros são aplicados de forma inadequada e geram ambientes desagradáveis ou inseguros. Para orientar o consumidor sobre qual o vidro ideal e qual a melhor aplicação, a Linha Habitat está presente em todo o Brasil por meio dos parceiros exclusivos da Rede Habitat, especialistas no desempenho e na especificação do vidro. Esses parceiros fornecem apoio e consultoria a vidraçarias que trabalham com os produtos da linha, garantindo o desempenho e o design desejados no resultado do projeto arquitetônico. 

 

Portas e janelas personalizáveis  

 

A Claris Tigre, fabricante de esquadrias, portas e janelas em PVC do Grupo Tigre, apresentou durante a Expor Revestir 2019 toda a versatilidade dos seus produtos em PVC.  Neste ano, a Claris Tigre levou ao evento as suas esquadrias laminadas da linha Wood (em tons carvalho, dourado e nogueira), Colors (prata, preto e bronze) e a Panorama, que é voltada para construções verticais (prédios residenciais) e própria para todas as regiões brasileiras.

 

O diretor geral da Claris Tigre, Luiz Fernando Turatti, explica que as esquadrias em PVC oferecem a possibilidade de personalização aos projetos arquitetônicos de casas e edifícios, já que podem ser fabricadas em qualquer dimensão e em cores variadas. “A durabilidade e resistência também são características dos produtos, já que o PVC não oxida e nem enferruja e o processo produtivo desenvolvido pela companhia garante um perfil firme, que não dobra e nem enverga”, destaca.

 
Outra novidade exposta no estande da empresa é a linha de Portas Internas. Revestidas em MDF, maciças em pinus e com película em PET, que protege tanto a folha, quanto o batente e guarnição contra umidade, as portas contam com dobradiças em aço inox e desempenho acústico superior, já que o amortecedor aplicado no batente garante um fechamento sem impactos.

 
Durante a feira, os participantes puderam ainda visitar um espaço que simula uma revenda da empresa em tamanho real e visualizar os produtos aplicados, uma oportunidade para os empreendedores tirarem dúvidas sobre o modelo de negócio da Claris Tigre e interagir com outros investidores que já são parceiros da empresa.