Nascida como uma pequena vidraçaria familiar, no bairro do Brás, em São Paulo, a Cyberglass chega aos 85 anos com uma bagagem sólida e um desempenho vigoroso e promissor. Nos últimos cinco anos, a empresa experimentou crescimento da ordem de 21% ao ano, conquistado por meio de constantes investimentos no aumento da capacidade produtiva, na capacitação de seus funcionários e no aperfeiçoamento de seus softwares de gestão. “Especialmente nos últimos 15 anos passamos a investir pesado na modernização da empresa e na automação dos processos, sempre com o intuito de acompanhar as exigências do mercado e de oferecer atendimento focado no perfil de nossos clientes”, afirma o diretor industrial Rodrigo Guerrero.
Os últimos investimentos da empresa, revela Guerrero, concentraram-se no aumento da frota de caminhões, em lapidadoras bilaterais tipo copo, centro de usinagem, armazém automático e linhas de corte de vidros monolíticos e laminados jumbo. Para os próximos anos, o diretor espera um forte aumento da demanda, em função da retomada de mercado, que sofreu uma retração em 2012, e dos novos investimentos realizados pela empresa. “Iniciamos o ano com um mês recorde histórico de vendas, sem atropelamentos de datas e problemas com cumprimento de prazos.”
A Cyberglass iniciou sua atuação trabalhando basicamente com vidros finos cortados. Ao longo dos anos, apoiou-se no reconhecimento de sua marca junto ao mercado para consolidar-se no beneficiamento e hoje conta com um amplo arsenal de equipamentos automatizados, tendo passado a produzir internamente o que antes era terceirizado. “No início tivemos dificuldades para atingir a organização de uma grande empresa, como métodos e processos, instrução de trabalho, setorização e profissionalização”, lembra Guerrero. “Para galgar novos patamares, nossa estratégia apoiou-se na busca de profissionais qualificados, além de consultorias que ajudaram a nos organizar e a conquistar certificados de produtos e processos. Nossa meta, hoje é a conquista da ISO 9.000 e 14.000.”
Automação e capacitação profissional são alguns dos alvos de investimento da empresa
Pioneirismo
Para consolidar sua presença em um mercado que se revelava cada vez mais concorrido, a Cyberglass voltou seus esforços para a compra de equipamentos de corte CNC e lapidadoras. “Há pouco mais de 10 anos, iniciamos no mercado de laminação com PVB e dois anos depois compramos nosso forno de têmpera”, conta Guerrero. Mas aquela que considera a primeira grande conquista da empresa foi a aquisição de sua terceira planta, que permitiu concentrar todos os processos em um só endereço de 6,5 mil m², atualmente já em seu limite de capacidade. “Nossa estratégia prioriza trabalhar com equipamentos e ferramentas de ponta em nosso chão de fábrica, para obtermos o melhor acabamento final e garantir o desenvolvimento de processos e produtos especiais, como laminação de peças estruturais com diferentes materiais, ferragens embutidas nos vidros, desenvolvimento de cores de serigrafia e vidros com imagens digitais.”
Reconhecida pela Abravidro como pioneira em seu ramo, a Cyberglass atua hoje nos mais diversos segmentos vidreiros, com uma carteira de clientes que abrange desde pequenas vidraçarias a indústrias de móveis e decoração, construtoras, caixilheiros e indústria de divisórias. Diversificado, seu portfólio contempla vidros laminados, curvos, laminados curvos, temperados, laminados de temperados, refletivos, coloridos, serigrafados e impressos, com os mais diversos acabamentos de bordas. “A diversificação é um fator crucial para a fidelização do cliente. Trabalhamos praticamente com todos os processos e representamos todas as fábricas de vidros nacionais, mantendo um amplo estoque”, informa Guerrero. “Nosso alvo principal, no momento é o mercado da construção civil, no qual vimos aumentando nossa participação nos últimos anos, especialmente no fornecimento de vidros temperados e laminados”, acrescenta.
Dentre os diferenciais que caracterizam o pioneirismo da empresa, o diretor destaca a implantação do sistema de rastreamento das peças produzidas. “Há mais de 17 anos utilizamos códigos de barras para localizar e identificar os setores e fases produtivas de cada peça e seus respectivos pedidos. Hoje essa prática está difundida e incorporada por muitas outras empresas do ramo”, comenta Guerrero. “Outra ação que nos diferenciou foi o desenvolvimento, com alguns parceiros e empresas químicas, do sistema de tratamento de água para remoção do pó de vidro, que passou a ser conhecido no Brasil todo, sendo hoje indispensável para qualquer indústria que beneficia vidros e espelhos.”