Presente em todo o território nacional, por meio de mais de 150 revendedoras, a fabricante de perfis de alumínio Perfileve completa 10 anos de atuação com números animadores. Em 2009, a empresa produzia uma média 400 toneladas por mês. Com o aprimoramento de suas máquinas, esse número saltou para 550 toneladas/mês já no segundo semestre de 2010. “Hoje, com a abertura de novas praças e melhoria de nossos processos, alcançamos a média de 700 toneladas/mês, volume que permanece ascendente no início de 2011”, afirma o gerente comercial da empresa, Claudio Ferreira.
Nesse tempo de mercado, a Perfileve se especializou na extrusão de perfis para a construção civil, como esquadrias e portões, e também em perfilados para a indústria e o setor moveleiro. A empresa atua também na refusão do alumínio, processo que, além de atender a própria demanda, possibilita o fornecimento de tarugos para outras extrusoras. “Esse é um de nossos diferenciais competitivos, pois a refusão própria permite transformar a sucata de clientes, de modo que, ante uma eventual baixa nos estoques mundiais de alumínio primário, teremos condição de atender por completo nossa demanda de matéria-prima”, explica Ferreira.
Para acompanhar a forte expansão do setor, a empresa tem concentrado esforços em se posicionar como uma indústria de ponta, com importantes investimentos em infraestrutura fabril e em equipamentos de última geração. Os últimos investimentos destinaram-se à compra de uma nova prensa, que permitiu o aumento da capacidade fabril, e de maquinários para otimização dos processos e ganhos em produtividade, além de uma reforma no forno de refusão, em dezembro de 2009. “A Perfileve atua hoje com uma prensa extrusora de 4 polegadas e uma de 6, que garantem a produção de um extenso mix de produtos”, informa Ferreira. “Para 2011, estamos ampliando nosso parque industrial, a fim de instalar nossa mais recente aquisição: uma extrusora de 8 polegadas, que duplicará a capacidade produtiva da empresa.”
Sob medida
Para enfrentar a forte concorrência no setor, a Perfileve tem adotado a estratégia de se antecipar às oportunidades ou dificuldades do mercado e explorar o que acredita serem seus maiores diferenciais competitivos: pontualidade nas entregas e oferta de soluções rápidas e customizadas. “Contamos com ferramentaria própria, o que permite o desenvolvimento de perfis para projetos específicos e exclusivos, além do aperfeiçoamento constante dos itens que já produzimos”, afirma Ferreira. “Em nosso portfólio, temos inúmeros produtos exclusivos, como perfis para móveis, acessórios para grandes marcas de carros, acabamento em caminhões e ônibus, janelas e portas exclusivas, entre outros,” ressalta o gerente, acrescentando que a Perfileve dispõe de um laboratório em que todas as ligas de matéria-prima são testadas, tanto as produzidas na empresa quanto as de fornecedores, o que garante a escolha correta para cada aplicação.
Entre os desafios que o setor apresenta, Ferreira avalia que, com o aumento da demanda, a compra de matéria-prima a preços competitivos tende a se tornar mais difícil. “Nossa estratégia será buscar novas parcerias de fornecimento no mercado internacional, assim como fortalecer nossas parcerias no mercado interno.”
Uso e Reuso
O alumínio destaca-se não apenas por suas variadas propriedades de aplicação, mas também por ser considerado um metal 100% reciclável. Tendo em vista essa valiosa característica do material com que trabalha, a Perfileve atua no recolhimento de sucata de alumínio, que utiliza como parte de sua matéria-prima, e transforma essa sucata em tarugos para a extrusão de perfis, após uma devida correção na liga. “A sucata, oriunda de várias regiões do Brasil, é submetida a uma rigorosa classificação, para retirada de impurezas como parafusos, plásticos etc.”, explica José Sendeski Neto, diretor da Perfileve. O resultado são toneladas de alumínio recicladas diariamente. ”Além de retirar o resíduo do metal do meio ambiente, a reciclagem ajuda a economizar energia elétrica, cujo consumo é 95% menor do que na produção primária, a partir da bauxita”, informa o diretor.
Outra ação em prol do meio ambiente destacada por Sendeski é a instalação de equipamentos que purificam os gases antes de devolvê-los ao meio ambiente. “A purificação é feita por meio de um lavador que capta e filtra a fumaça e os gases gerados no processo de refusão”, explica. A lavagem e a filtragem são feitas com água, o que possibilita a liberação desses resíduos na atmosfera sem qualquer forma de poluição. A água usada no processo também recebe tratamento diário e pode ser utilizada aproximadamente por um ano sem necessidade de troca.
INDÚSTRIA DE PONTA
A forte expansão do setor tem levado a Perfileve a concentrar importantes investimentos em infraestrutura fabril e equipamentos de última geração. A empresa atua hoje com duas prensas extrusoras, uma de 4 e outra de 6 polegadas, alem de fornos de aquecimento de tarugos e de tratamento térmico de perfis e equipamentos para esticamento, transporte e corte dos perfis.