Expansão estratégica

Expansão estratégica

Capa: Expansão estratégica

Com crescimento acima da media do mercado, o setor vidreiro revela vitalidade mesmo em momentos de incerteza como os experimentados pela economia brasileira nestes primeiros meses de 2014. Esse desempenho impacta de forma positiva toda a cadeia vidreira, com destaque para o ramo de ferragens, componentes e acessórios para aplicação do material. Foi a crença nesse crescimento que levou a fabricante e distribuidora Glass Vetro, líder nesse segmento, com 40% de market share, a lançar sua mais recente ação de expansão no mercado brasileiro: o projeto Glass Vetro Franchising. 

 

A largada oficial do projeto implementado pela Glass Vetro, que atua no mercado de ferragens há mais de 20 anos, foi anunciada, em uma entrevista realizada no mês de março, que contou com a presença de cerca de 70 pessoas, entre jornalistas, colaboradores, fornecedores e franqueados do Rio de Janeiro, do ABC e de São Paulo. Amparada por uma consultoria especializada, a iniciativa vem sendo planejada pela empresa há cerca de cinco anos e pretende repetir o bem sucedido modelo de varejo da loja da Glass Vetro em São Paulo e em outras regiões do País.

 

 

“A  Glass Vetro entendeu que replicar o conceito de varejo adotado por sua loja em São Paulo seria uma grande oportunidade de estar presente em todo o território nacional”, afirma o diretor da empresa, Nelson Libonatti. “Estamos convencidos de que esse formato nos propiciará maior proximidade com nossos clientes, de forma a compreender as particularidades e necessidades de cada região.” 

 

A aposta no sistema de franquias é fruto de um diagnóstico que apontou a necessidade de um atendimento particularmente voltado para o especificador. “Atender de forma personalizada é uma exigência cada vez maior no segmento de arquitetura”, diz Libonatti. A previsão da empresa é de que a rede de franquias registre crescimento de 20% ao ano, chegando a 35 unidades em três anos, espalhadas por todo o território nacional. “Nossos estudos apontam um potencial muito grande neste mercado. O segmento de arquitetura é dos que mais crescem”, avalia Libonatti.

 

 

“Um dos principais fatores que nortearam esse projeto foi a possibilidade de estar mais perto da ‘ponta’, junto com a necessidade de profissionalizar o vidraceiro, provê-lo com informações e conhecimento, oferecendo ainda novos canais para estreitar o relacionamento com esse e outros mercados, em especial o de arquitetura.”

 

 

 

Benefícios 

O projeto de franquias da Glass Vetro é pioneiro no segmento e, segundo Libonatti, distingue-se de qualquer outro modelo adotado no Brasil. “Agregamos nossa expertise aos bons resultados financeiros para adotar um modelo para uma loja própria, com todos os diferenciais de gestão em marketing que fizeram da Glass Vetro líder de mercado”, comenta. Os principais destaques do sistema relacionam-se aos benefícios oferecidos ao franqueado, que incluem uma cessão de exclusividade territorial e disponibilização do já consolidado canal de vendas e-commerce. “Além disso, o modelo permite fazer encomendas diretamente dos fornecedores internacionais homologados a preços diferenciados”, acrescenta o diretor. 

 

Os franqueados contam ainda com um showroom exclusivo e com as vantagens do GVArquitetura, um portal com soluções para projetistas, arquitetos, design de interiores e demais profissionais do setor. “O portal é uma ação recente que busca a aproximação com o arquiteto”, diz Libonatti. Ele prevê também, entre as estratégias da empresa, a criação de um evento itinerante, o Glass Show, que no ano passado levou a dez importantes centros brasileiros as novidades e oportunidade para a aplicação do vidro dentro das novas tendências da arquitetura contemporânea, e que irá contar com uma segunda edição no segundo semestre de 2014.

 

 

Entre as vantagens de ser um franqueado, Libonatti cita também a padronização dos processos e da identidade visual, uso de diferentes canais de vendas (e-commerce, call center, comercialização para o segmento da arquitetura), sistema de compra cooperada, treinamentos variados, campanhas de marketing em diversas mídias e apoio em feiras e eventos. “Para a Glass Vetro, a grande vantagem é sair de uma concorrência cada vez mais acirrada, participar das melhores margens, que hoje estão entre o distribuidor e a ‘ponta’, fidelizar a cadeia que envolve o setor de ferragens para vidro e, ainda, contribuir para a expansão do vidro no mercado de arquitetura.”

 

 

O diretor afirma que o projeto de franquias tem sido bem recebido pelo mercado. Até o momento, já foi inaugurada uma unidade em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, e outra no Rio de Janeiro. Já a loja da capital paulista, na Barra Funda, foi reinaugurada após se adaptar aos padrões da franquia. Estão previstas para o início do segundo semestre mais uma loja em São Paulo, na Zona Sul, e uma em São Luís do Maranhão.
  

 

Ritmo acelerado

 

Primeira unidade lançada pela Glass Vetro Franchising, a franquia de São Caetano do Sul foi inagurada no dia 14 de abril, em evento que reuniu mais de 100 convidados. Na avaliação de Libonatti, a região do ABC está em franca expansão e é estratégica para os negócios da empresa, pois responde por 7% do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado de São Paulo. “Não dá para pensar em um projeto de expansão em São Paulo que não contemple a região”, afirma o diretor. 

 

O franqueado Willmerson Ramos explica que, na fase inicial, algumas adaptações ainda estão sendo feitas. “Estamos em um processo constante de aprimoramento e melhoria no atendimento, mas minhas expectativas são as melhores possíveis, principalmente por se tratar da região do ABC”.

 

Realizada em meados de maio, a inauguração da Glass Vetro carioca recebeu mais de 150 pessoas, entre vidraceiros, beneficiadores, fornecedores e representantes de entidades de classe. “Em um projeto de expansão que vise presença nacional, o Rio de Janeiro sempre aparece como região estratégica”, comenta Libonatti. A loja do Rio conta com decoração diferenciada, sala para treinamento, espaço para arquitetos, terminal para consultas de vidros da Cebrace e o apoio de consultores técnicos para auxiliar na especificação dos produtos.

 

Já a unidade da capital paulista foi reinaugurada no dia 20 maio. A loja passou por uma adequação para incorporar o modelo de franquia e, com isso, ganhou uma ampla variedade de produtos, um espaço para treinamento e capacitação e um espaço dedicado ao mercado de arquitetura e engenharia. “A unidade já tem um histórico de relacionamento com o mercado. Isso faz com tenhamos um desafio ainda maior de manter e crescer em faturamento e número de clientes”, afirma o diretor da empresa franqueadora, Eduardo Abellan.