Estrutura circular de vidro flutua sobre a água

Estrutura circular de vidro flutua sobre a água

Capa: Estrutura circular de vidro flutua sobre a água

No Projeto do Museu de Arte Popular para o Campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Campina Grande, Oscar Niemeyer reafirma sua paixão pelas belas e complexas curvas, executadas com os materiais que o acompanharam durante sua longa trajetória: Concreto, aço e vidro. Devido à forma arredondada das estruturas que a compõem, a obra conhecida como o Museu dos Três Pandeiro.

 

Constituído por três pavilhões expositores circulares, dispostos em forma de triângulo, o Museu de Arte Popular da Paraíba (Mapp) foi implantado às margens do Açude Velho, cartão-postal de Campina Grande.

 

A faixa de terra destinada ao projeto, com apenas 2 mil metros quadrados, tinha seu contorno delimitado por um muro de alvenaria de pedras que, por ser tombado, não permitia novos aterros.

 

A solução encontrada por Niemeyer foi elevar o piso dos pavilhões de exposição, recurso que deu mais visibilidade às edificações e liberou a visão do espelho d’água a partir da via que circunda o açude.

 

De acordo com o engenheiro Mário Terra Cunha, da Avantec Engenharia e responsável pelo cálculo estrutural do museu, “devido à limitação do espaço, apenas dois pavilhões foram projetados no terreno, ficando o terceiro sobre a água.

 

Cada um deles tem 16 metros de diâmetro. Os dois que foram assentados no solo estão apoiados em seus núcleos centrais, onde se instalaram elevadores e escadas, enquanto o outro se apoia sobre uma grande viga em balanço de 26 metros sobre o espelho d’água”. Os volumes interligam-se através de um piso (denominado plataforma) acessado externamente por duas rampas protendidas que contornam as construções.

 

Segundo o engenheiro, a fundação da viga em balanço foi o ponto de maior dificuldade no processo construtivo, em função das condições do muro a ser preservado e da necessidade de buscar o apoio em rocha sã, passando por uma camada de aproximadamente três metros.

 

“Junto à parede de pedra adotou-se uma cortina com três linhas de tubulões escavados um a um até atingir a rocha sã, sem descalçar o muro. No restante da projeção do bloco, onde foram executados 18 tirantes monobarras, a recomposição do solo foi feita com concreto ciclópico”, completa Cunha. Pelo minucioso trabalho de cálculo estrutural do Mapp, ele recebeu da Abece/Gerdau o prêmio Talento Engenharia Estrutural 2013, na categoria obras especiais.