O desafio dos arquitetos foi criar um espaço interior que revela a infraestrutura do novo edifício de escritórios do SOHO, um grande complexo multiuso de 140.000 m², que espera alavancar mais energia e surpresas para a cidade de Xangai, na China.
A combinação de vidros e espelhos utilizada proporciona um jogo de reflexos que deixa visíveis não só as maquetes e os móveis no interior das salas de reuniões, mas também a altura e estrutura originais do prédio. Além disso, os reflexos emitidos mostram uma espécie de “realidade dupla”, que se funde com a impressionante vista do Centro de Xangai.
Os tetos ganharam membranas especiais, que causam um efeito único às maquetes. A luz e as superfícies de vidro refletem todo o espaço, difundindo-se ainda mais pelo uso dos espelhos. Algumas partes do piso parecem ilhas de pedra ou tapetes, criando momentos estáticos que compensam este mar de reflexos.
A abordagem full glass (tudo em vidro) do projeto com efeito em camadas permite uma complexidade que o torna arrojado, e, acima de tudo, emocionante.
Fotos: Jerry Yin