O isolamento social provocado pela pandemia mudou os hábitos do consumidor e ditou novas tendências de mercado.
Hoje o principal ambiente de convívio, e muitas vezes o único, é a residência, que ganhou uma grande importância, já que atualmente é lar e trabalho ao mesmo tempo.
O maior período em casa faz com que as pessoas queiram deixar o lar mais confortável.
Assim, ao contrário do que se podia imaginar no início da pandemia, o segmento da construção aqueceu nestes últimos meses.
Aumento das reformas
Os números mostram a mudança de comportamento e muitas empresas do segmento da construção registram demanda maior que antes da pandemia.
O movimento foi tão inesperado que muitos materiais, entre eles o vidro, acabaram ficando em falta. Aos poucos o mercado se readequa.
Pesquisa Termômetro Anamaco, feita pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção em parceria com a FGV/IBRE, mostrou que 54% do varejo percebeu aumento na demanda por materiais de construção no País.
O mercado vidreiro, assim como todo setor da construção, também sente os reflexos desta tendência e se anima com o crescimento de pedidos de instalações de vidro.
Maior contato com o externo
Na lista de ambientes mais valorizados, as varandas despontam por diversos motivos. Um deles é que neste local é possível ter um contato com o externo e diminuir a sensação de isolamento.
As sacadas dos apartamentos tem sido um dos espaços mais bem aproveitados, onde é possível criar um local agradável de convivência e descanso.
Por isso, a demanda por novos envidraçamentos, assim como por manutenções dos fechamentos já existentes, tem crescido bastante.
Novo ambiente de trabalho
A sacada é um espaço bastante funcional, que pode assumir a função de diversos outros ambientes.
Por ser mais afastado do restante do apartamento e receber grande iluminação, tem sido um dos locais prediletos para a criação do home office, hoje tão mais necessário do que nunca.
Esta é uma das principais motivações para o crescimento da demanda por fechamentos de varanda.
Oportunidade para vidraceiros
O envidraçamento de sacadas sempre foi um serviço que vinha em crescente desenvolvimento, um reflexo da verticalização das cidades e consequente aumentos de moradores de apartamentos.
O mercado imobiliário hoje também cria em todos os seus projetos as varandas, um dos itens mais buscados em um imóvel.
O envidraçamento de sacadas permite um maior aproveitamento do vão e abertura quase total, e essa é uma flexibilidade bastante valorizada.
Por isso, este é um serviço muito buscado e que tem movimentado nos últimos anos as indústrias de vidro e esquadrias.
Mercado de manutenção
Além da grande demanda por envidraçamento de sacadas devido à quantidade de edifícios que são entregues anualmente, há um espaço ainda maior de atuação.
Isso porque as instalações efetuadas precisam de manutenções periódicas, sem contar os envidraçamentos de sacada mal instalados que precisam ser refeitos.
A vistoria periódica é importantíssima, porque vai garantir a vida útil de todos os componentes, segurança, funcionamento do sistema e evitar aborrecimentos com quebra ou queda do vidro.
O mais recomendado é uma checagem anual, que deve ser estimulada pela vidraçaria.
É extrema importância um trabalho ativo, dando toda assistência técnica para garantir sempre um produto em perfeito funcionamento, até porque o cliente esquece de solicitar as manutenções preventivas.
Além de garantir o perfeito funcionamento do sistema e segurança dos usuários, a manutenção é uma ótima oportunidade de ganhos para o vidraceiro.