É o caso desta moderna residência localizada no condomínio Aldeias do Lago, marcada por formas retas e contemporâneas que proporcionam uma rica integração, tanto de áreas internas quanto externas, com a belíssima paisagem que a rodeia por todos os lados. Projetada pela arquiteta mineira Myrna Porcaro, conhecida no Estado por seus suntuosos projetos em coberturas e mansões da alta sociedade de Belo Horizonte, a casa destaca o papel arquitetônico das linhas retas e imponentes que, em harmonia com materiais como o vidro e o aço inox, potencializam o impacto visual do conjunto.
Concluído em 2010, o projeto ostenta generosas fachadas com fechamento em vidro, abrindo espaço para que os ambientes internos sejam invadidos pela beleza natural. “O vidro é o elemento que viabiliza esse contato, trazendo uma atmosfera de bem-estar que permeia todo o espaço interno”, comenta Myrna. Para a arquiteta, em meio a tantos projetos arrojados, tão exuberantes quanto a região em que se localizam, a residência idealizada por ela se diferencia por seus
detalhes incomuns, como uma claraboia que, emoldurada por um imponente pórtico, se estende por toda a entrada social, propiciando ainda mais iluminação natural e aumentando a sensação de amplitude.
A arquiteta chama atenção para outros aspectos relevantes do projeto, como seu dinamismo e o elevado aproveitamento do terreno. “Idealizei uma casa de campo onde momentos de relax e badalação pudessem ocorrer ao mesmo tempo. Pensando nisso, projetamos um espaçoso anexo que abrange o espaço gourmet e toda a área de lazer, incluindo uma piscina em forma orgânica com borda infinita nas proximidades da lagoa, local ideal para festas e recepções, mas que não atrapalha a tranquilidade de quem estiver descansando no interior da residência”, comenta Myrna.
“A piscina foi projetada suspensa e, delimitada por vidro, cria a sensação de que suas águas se misturam com a da lagoa.” Aplicados ao longo das fachadas, nas portas, nos guarda-corpos e na claraboia, os vidros escolhidos para o projeto foram os laminados de temperados na cor verde, instalados em esquadrias de alumínio anodizado inoxidável.
“No caso dos guarda-corpos, os vidros foram engastados em fendas no piso, sobre guias de alumínio polido”, acrescenta a arquiteta. O fornecimento e obras de instalação fi caram a cargo da Vintage Vidros, beneficiadora sediada em Belo Horizonte, com mais de 20 anos de atuação no mercado e especializada na viabilização de projetos personalizados.
“O vidro foi um importante elemento neste projeto, uma vez que foi por meio dele que conseguimos conectar todo o interior com a bela paisagem da lagoa. Vantagens como uma maior iluminação e a proximidade com a natureza são as principais contribuições do material”, completa a arquiteta.