A ANAVIDRO segue a todo vapor para dar continuidade às propostas acertadas no 1º FORUM UNIÃO DOS VIDRACEIROS. Uma das contribuições da associação para o mercado vidreiro é ampliar o acesso a informações sobre o vidro na construção civil, suas aplicações e normas técnicas.
Para isso, a ANAVIDRO firmou parcerias com entidades de outros setores da construção, como o CAU-SP (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo). A parceria já rendeu bons frutos e têm disseminado um conteúdo mais aprofundado e a importância deste material seguro e versátil, com presença constante e crescente nas obras.
Com o intuito de capacitar seu setor, o CAU criou o projeto CAPACITA ARQUITETO e URBANISTA, que conta com o apoio da ANAVIDRO. O arquiteto é um importante elo deste processo de melhoria no setor vidreiro, pois é ele quem normalmente especifica o vidro. Porém, muitos profissionais desconhecem informações essenciais para a aplicação do vidro com segurança.
O projeto leva uma semana de conhecimento para diversas cidades do Estado de São Paulo. Durante os encontros, nos quais os profissionais acompanham a uma série de palestras, a ANAVIDRO apresenta as particularidades da aplicação do vidro na construção civil e esclarece sobre o que indicam as normas técnicas.
O projeto desenvolvido pelo CAU-SP esteve no dia 08 de agosto na cidade de Guarulhos com uma rica grade de palestras. A ANAVIDRO foi representada por Francisco Marin, membro da diretoria da associação, que fez aos participantes uma apresentação sobre o “Vidro na Construção Civil”.
O conteúdo englobou diversos tópicos, como a história do vidro, tipos de vidro existentes, as fábricas atuantes no Brasil, evolução do mercado vidreiro, terminologias, aplicações e normas da ABNT.
No dia 24 de agosto foi realizado o segundo treinamento em parceria com o CAU-SP. O palestrante foi o Claudio Mansur, presidente da ANAVIDRO, com o tema ‘Aplicação do Vidro na Construção Civil’. O evento contou com mais de 50 profissionais arquitetos e gestores de vidraçarias da região de São José dos Campos (SP).
Mansur abordou a história do vidro, sua composição química, as indústrias do vidro no Brasil, como funciona a cadeia do vidro, o processo de fabricação do material, tipos de vidro e suas aplicações, processamento dos vidros e as normas da ABNT relativas ao tema, assim como o papel da vidraçaria e do arquiteto do desenvolvimento do projeto.