O consumo brasileiro de produtos de alumínio, entre chapas, embalagens, folhas, extrudados, fios e cabos, mostra crescimento contínuo e acelerado nos últimos anos. Dados da Associação Brasileira do Alumínio apontam aumento de 5,6% no mês de janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Já no primeiro semestre de 2011, esse consumo somou 693,5 mil toneladas, volume 13,2% superior ao registrado no mesmo período de 2010.
Para debater esses e outros dados referentes às potencialidades da indústria do alumínio no Brasil, o País recebe em sua maior metrópole três eventos integralmente dedicados ao setor em uma única semana. A ExpoAlumínio, o V Congresso Internacional do Alumínio e o XI Seminário Internacional da Reciclagem do Alumínio esperam receber 15 mil profissionais do setor no Centro de Exposições Imigrantes de 24 a 26 de Abril de 2012. “O principal objetivo dos eventos é promover o uso do alumínio, com o Congresso e o Seminário difundindo suas vantagens tecnológicas e sustentáveis, enquanto a ExpoAlumínio explora toda a potencialidade da cadeia produtiva do alumínio”, resume o coordenador da Comissão Organizadora, Ayrton Filleti.
O V Congresso Internacional do Alumínio e o XI Seminário Internacional da Reciclagem do Alumínioterão, ao todo, 115 apresentações, entre palestras especiais, trabalhos técnicos e pôsteres, com temas abordando desde o futuro da indústria do alumínio no país e inovações tecnológicas até a busca das melhores práticas de sustentabilidade no setor. O público esperado para o evento supera a marca de 15 mil visitantes. Essa expectativa é correspondente à estimativa de crescimento do segmento: de acordo com a ABAL, realizadora do evento, o consumo de alumínio no Brasil deverá crescer cerca de 9% ao ano, nos próximos 15 anos. “Serão 75 empresas expondo insumos, equipamentos e serviços, além dos próprios produtos de alumínio que se apresentam como solução para os mais variados segmentos da economia, como embalagens, transportes e construção civil”, informa a diretora do evento, Liliane Bortoluci. “O objetivo é criar novas oportunidades para prospecção de clientes, atrair os principais compradores da indústria e criar ferramentas de marketing e merchandising que apoiem o expositor na promoção de seus produtos e serviços”, explica Liliane.
A ExpoAlumínio é organizada pela Reed Exhibitions Alcântara Machado, marca pertencente ao grupo Reed Exhibitions e que tem no seu portfólio a ALUMINIUM, com edições na Alemanha, China, Índia e Oriente Médio. De olho no expansivo potencial do mercado brasileiro nos próximos anos, os organizadores trazem para o Brasil um espaço destinado exclusivamente para a participação internacional, que já conta com mais de 35 empresas expositoras do Oriente Médio, Ásia e América do Norte.
Produção e reciclagem
Com a proposta de aliar negócios a conhecimento técnico e mercadológico, o V Congresso Internacional do Alumínio trará especialistas da indústria, pesquisadores e acadêmicos para atualizar os participantes quanto aos rumos do segmento do plano nacional e global.
Ampliando o debate para além da produção, o XI Seminário Internacional da Reciclagem do Alumínio terá como destaque um painel dedicado ao esclarecimento das questões que cercam a implantação da política de resíduos sólidos aplicada à cadeia produtiva do alumínio. Considerado por especialistas o mais importante e abrangente do setor, o Seminário reúne profissionais de diversos países para a discussão de temas que contribuam para o desenvolvimento da reciclagem do material.
Considerado o maior evento da indústria do alumínio das Américas, a Expo Alumínio conta com patrocínio master de Alcoa, Novelis e Votorantim Metais-CBA.