Agregar conhecimento técnico e estratégico, integrar e agilizar processos, auxiliar na tomada de decisão, otimizar recursos e garantir controle e acompanhamento passo a passo dos resultados obtidos. A informatização de empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, deixou de ser uma tendência para se tornar um requisito de fundamental importância para garantir competitividade no mercado. “A questão hoje não é ‘se’ a empresa deve se munir das ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado, mas sim ‘quando’ vai dar esse passo. E, ainda, se haverá tempo para isso, antes que seja engolida”, avalia Joerly Santos, diretor de marketing da Corte Certo, empresa especializada em softwares para otimização de cortes de vidro.
Em todos os segmentos, softwares que sejam de fácil operação e ofereçam acompanhamento detalhado das mais variadas atividades, desde visitas de clientes até controle de estoque, orçamentos, pedidos e faturamento, têm-se tornado indispensáveis para assegurar que as ações em âmbito corporativo estejam em sintonia com o ritmo de produção impulsionado por um mercado aquecido. “Cada setor tem necessidades específicas, e sua informatização deve acompanhar essas necessidades”, afirma Alex Ferreira, analista da Atflex informática, fornecedora de serviços e produtos tecnológicos adaptados ao perfil do usuário.
Evitar desperdícios, otimizar gastos e baixar custos estão entre as principais vantagens oferecidas pelos softwares voltados para o setor vidreiro. Eles se propõem melhorar o controle dos recursos e automatizar os processos operacionais, com ganhos expressivos em agilidade, eficiência e lucratividade. Mais do que otimizadores, são instrumentos de gerenciamento da empresa. “Uma ferramenta de fácil implementação, se oferecida com todo o suporte e acompanhamento necessário, resulta em rápido retorno sobre o investimento”, garante Ferreira. “Consideramos um excelente custo benefício mesmo para empresas de pequeno porte, pois a implantação do sistema irá refletir diretamente na qualidade de atendimento.”
Apoio personalizado
Com base em necessidades específicas do ramo, a Atflex desenvolveu o Maxvitro, sistema integrado para vidraçarias que engloba funcionalidades como orçamentos de vidros por unidade ou por metro quadrado, controle de vendas, fotos dos serviços executados, controle de estoque, fluxo de caixa, cadastro de produtos com foto, leitor de código de barras, históricos financeiros, gráficos estatísticos, previsão de caixa e emissão de boletos, entre outras. O sistema já inclui mais de 290 projetos e centenas de produtos previamente cadastrados, incluindo as respectivas fotos. A vidraçaria só precisa atualizar o cadastro de clientes e dos produtos que comercializa.
A imagem mostra o recurso que permite projetar o vidro no plano de corte. À esquerda, layout do Maxvitro, sistema integrado para vidraçarias da Atflex
De acordo com Ferreira, um dos pontos fortes da empresa é o suporte oferecido em todas as etapas de implantação e gerenciamento do programa, mesmo depois de instalado. “Para assegurar que nossos clientes explorem ao máximo os recursos que o sistema oferece, realizamos treinamentos constantes com operadores e disponibilizamos vídeo-aulas e manuais de fácil entendimento”, diz Ferreira, citando como exemplo o suporte prestado a um de seus clientes mais recentes, a Vidroseg. “A empresa entrou em contato conosco pedindo alguns ajustes no sistema de cadastro, o que foi feito em poucas horas, por meio de uma nova versão de atualização que disponibilizamos em nosso site”, relata o analista.
Ao todo, seis computadores da Vidroseg já contam com o Maxvitro operando em rede. O sistema ainda está em implementação, mas a gerente Karina Gimenez já se diz bastante satisfeita com o serviço. “A equipe está sempre de prontidão para os atendimentos, atualizações e adaptações que solicitamos”, informa. “A padronização de procedimentos e diversidade de modelos permitem que os orçamentos sejam feitos com mais rapidez e riqueza de detalhes que os processos convencionais.”
Monitoramento integral
O grande desafio para as empresas que trabalham com pedidos sob encomenda é o planejamento, programação e controle de produção. São pedidos de várias regiões, com especificações de diversas espessuras, cores, dimensões e acabamentos.
Fruto de 72 meses de desenvolvimento com vistas na redução dos custos operacionais e financeiros, além do total controle dos processos de fabricação, a SF Informática, de São José dos Campos, SP, criou o Glasscontrol, programa que reúne todos os recursos necessários para a gestão de uma empresa beneficiadora de vidros. Do orçamento, passando pelo projeto (com desenho em escala), vendas, comissões, compras, recebimento e produção, o sistema controla a expedição, entrega, cobrança, fluxo de caixa e outros.
Disponível nas versões Glasscontrol Industrial e Glasscontrol Vidraçarias e Distribuições, o software destina-se a vidraçarias, distribuidores, têmperas e laminadoras de todos os portes, e pode ser acoplado a mesas de corte como Intermac e Baveloni, além de furadeiras automatizadas. “A negociação é realizada de acordo com a necessidade de cada cliente”, explica Antônio Carlos Gonçalves dos Santos, sócio-diretor da SF Informática. “A grande vantagem da aquisição do Glasscontrol é dispor de um único software para administrar toda a empresa. O sistema já é aprovado por mais de 40 têmperas espalhadas pelo Brasil”. Entre as empresas que se beneficiam do software estão Vidroline, Cyber Glass, Tempersul, Terra de Santa Cruz e Laminar.
Informatização do setor
Empresa voltada exclusivamente para o segmento vidreiro, a System Glass conta com uma equipe de técnicos com profundo conhecimento do segmento. De acordo com a gerente Deise de Moraes, as soluções disponíveis focam na economia de matéria-prima e agilidade nos processos internos, eliminando retrabalho e minimizando erros. “Com isso, as empresas se tornam mais eficientes e competitivas. Muitos de nossos clientes conseguiram sua certificação de processos com o apoio da nossa ferramenta”, revela Deise.
As soluções da System Glass, acrescenta a gerente, atendem todo o segmento do vidro, de fabricantes de peças às linhas moveleira, automotiva, de laminados e de vidros curvos. “As ferramentas da System Glass nasceram de ideias e necessidades das próprias têmperas e vidraçarias. Criamos um projeto inteligente com a finalidade de informatizar definitivamente o setor”, frisa. “Estamos investindo pesado em suporte técnico, implantando ISO 20000 e seguindo metodologias internacionais de atendimento de serviço de TI.”
Para garantir que cada implantação seja tratada como um projeto customizado, a empresa criou um programa que descreve minuciosamente todas as atividades a serem executadas. “Esse documento contém o perfil desejado de cada profissional envolvido no processo, bem como suas responsabilidades”, descreve Deise.
Para os pequenos
“Controles manuais são sempre sujeitos a erros”, observa Nelson Madeira, diretor comercial da Alfasoft, desenvolvedora do Vitrus 6.0, software em versão única voltado exclusivamente para pequenas e médias vidraçarias. “Soma-se a isso o fato de um controle manual não ter uma apresentação profissional. Se a empresa quer ser competitiva, tem que ter um controle mais apurado dos seus custos e ser ágil no atendimento. Este é o objetivo do Vitrus 6.0”, afirma o diretor.
Com o objetivo de realizar cálculos de orçamentos de projetos em vidro temperado de forma prática e rápida, o Vitrus 6.0 também realiza orçamentos de vidro comum e de serviços aplicados ao vidro. Dispõe, ainda, de funções como controle de estoque, cadastro de clientes e fornecedores, gráficos, ordem de serviço, ordem de produção, controle de contas a pagar e receber e diversos relatórios de controle. “Com apenas três informações (projeto, altura e largura do vão), o sistema já apresenta os valores do projeto com variados tipos de vidro”, descreve Madeira.
Telas do Vitrus 6.0, sistema desenvolvido pela Alfasoft para pequenas e médias vidraçarias
Segundo ele, é justamente nas pequenas vidraçarias que o Vitrus 6.0 se torna um bom investimento. “É comum nessas empresas que o cálculo de projetos fique a cargo de uma única pessoa, geralmente o próprio dono. Basta um erro e o lucro da vidraçaria vai por água abaixo. Com o nosso software, essa tarefa torna-se rotineira e pode ser feita por qualquer funcionário.”
A instalação, aponta o diretor, é simplificada por meio de menus que o usuário seleciona ao inserir o CD em seu computador. O software é acompanhado de uma base de dados com mais de 300 projetos, um tutorial passo a passo e um manual de uso.
Corte otimizado
Com 14 anos de aperfeiçoamento, a linha de otimizadores da Corte Certo se destina ao corte de peças retangulares dos mais diversos materiais, entre os quais o vidro plano. Há também opções para a otimização de planos para cortes lineares (de uma dimensão), tais como barras e perfis. “No setor vidreiro, nossos clientes podem ser vidraçarias, distribuidoras, têmperas, compradores e vendedores de vidro plano em geral, incluindo construtoras”, afirma o diretor de marketing da empresa, Joerly Santos.
Santos estima que os lucros baseados nas atividades relacionadas ao corte da matéria prima dentro da empresa possam ter incremento da ordem de 70%. “Com relação ao desperdício, calculamos uma redução de de 20%, em média”, afirma o diretor. Outra vantagem do software, segundo ele, é a redução de erros, por meio de planos de corte eficazes, claros e precisos. “Os algoritmos de cálculo do Corte Certo consideram, além do encaixe das peças na chapa, a melhor maneira de cortá-las, o que representa aumento da produtividade”, acrescenta.