Atender à demanda por informações e serviços especializados de setores que se mostram cada vez mais aquecidos, profissionalizados e, acima de tudo, integrados. Esse foi o foco principal do Salão Itinerante de Esquadrias (SAIE Brasil), este ano montado simultaneamente com a primeira edição da Feira Brasileira de Vidros, Máquinas e Acessórios (Expo Vetro), que reuniu empresas do setor para apresentar o que há de mais avançado em equipamentos e soluções técnicas para a indústria vidreira. Realizado no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, entre os dias 12 a 14 de setembro, o evento levou novas oportunidades de negócios ao mercado carioca, além de ter evidenciado as mais recentes inovações tecnológicas e soluções para a fabricação de vidros e esquadrias.
Em prol da sinergia da cadeia produtiva, o espaço de convergência entre os dois setores já se estabelece como um importante ponto de encontro entre profissionais da área, entre fabricantes de esquadrias, serralheiros, vidraceiros, be-neficiadores revendedores, fornecedores de insumos, empresas e profissionais da construção civil e arquitetura. Promovidos pelo Grupo Cipa Fiera Milano em parceria com a empresa César Tavares Comunicações, os eventos conjuntos contaram
com a participação de cerca de 50 expositores, tendo atraído mais cinco mil visitantes vindos de todo o País. “O mercado de esquadrias e vidro é composto por uma infinidade de empresas de pequeno porte. A existência de um evento itinerante é fundamental para atender os incontáveis pequenos empresários que atuam neste mercado Brasil afora”, afirma o diretor comercial da Cesar Tavares Comunicações, Luis Henrique Tavares.
Segundo o diretor, o encontro evidenciou quanto o mercado brasileiro de vidros e esquadrias tem registrado desempenho vigoroso e crescente demanda, muito em razão da expansão da construção civil, impulsionada também pelos programas habitacionais implementados pelo governo nos últimos anos. “O setor de esquadrias de alumínio, por exemplo, prevê para 2013 um crescimento de cerca de 6%, de acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (AFEAL)”, comenta.
As estatísticas sobre esquadrias de aço igualmente apontam para um crescimento de mercado, na avaliação da Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadrias de Aço (AFEAÇO), o setor prevê um aumento de 3% em 2013, com maior ênfase a partir de 2015. Ainda segundo a Associação, o mercado brasileiro demandará 234,5 milhões de esquadrias até 2022. Esse resultado tem como origem a estimativa de que cada unidade habitacional demanda cerca de 10 esquadrias e considera o estudo da FGV (Construbusiness 2010), de que o Brasil irá precisar de 23,5 milhões de novas unidades habitacionais.
Vínculos fortalecidos
Entre os expositores da Expo Vetro, destacavam-se empresas como a beneficiadora de vidros Laminar; as fabricantes de ferragens Ideia Glass, AL Puxafeiras
dores, WR Glass, Selta Metais, Fermax, Alushow, Glasspeças, Marix e 3F; e as sistemistas de esquadrias Belmetal e Alumax. Outros nomes em destaque foram Guindaste Aranha, KR3 e Cortesa, além das empresas de máquinas Emmegi, Alumicentro, Matriztec e Chiang. “A maior representatividade ainda foi a do setor esquadrias, mas isso porque a Expo Vetro está apenas em sua primeira edição”, comenta Tavares. “Certamente as empresas do ramo do vidro irão despertar para o evento e virão em grande número nas próximas edições.”
Representando o segmento de ferragens, a AL apresentou toda sua linha de produtos, com destaque especial à Linha Chrome, aos Puxadores Arco, produzidos em polímero, e à linha de kits de alumínio para instalação de janelas e portas. “Foi uma excelente oportunidade de estreitar vínculos comerciais com nossos distribuidores, que compareceram em peso, evidenciando o prestígio e o sucesso do evento”, comenta Walter Rodrigues, da área de desenvolvimento de mercado da empresa.
Outra representante do setor foi a Multimetais, que além de toda sua linha de ferragens e acessórios para vidro temperado, apresentou lançamentos como os carrinhos para porta de correr e box, a linha de puxadores injetados e os sistemas bate-fecha MM1570 e MM1571, que oferecem um exclusivo dispositivo
de segurança com alojamento para cadeado.”Estabelecemos diversos novos contatos e potenciais parceiros comerciais”, comenta o diretor financeiro da empresa, Vinícius Abreu.
“Ter participado da Expo Vetro foi uma grande oportunidade de nos aproximarmos ainda mais de um mercado tão aquecido como o carioca”, afirma a diretora da Glasspeças, Denise Fornazier. “Acreditamos que toda feira traz consigo resultados imensuráveis de médio e longo prazo, mas sem dúvida o aspecto mais relevante deste evento foi a união dos segmentos do vidro e do alumínio”, comenta Denise. “Nos surpreenderam as inúmeras oportunidades de contato com visitantes do Ceará, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Mato Grosso do Sul.” A empresa aproveitou a ocasião para lançar sua nova linha de fechadura e contra com maçaneta, em zamac, com acabamento e design diferenciados.
Entre os expositores internacionais figuravam a fabricante de máquinas Emmegi, além de Fom, Audatech, Altech e Chiang, a par de softwares como o Preference, programa de sucesso mundial e comercializado no Brasil pela empresa EsquadGroup. A revista Vidro Impresso também marcou presença com um estande exclusivo.
Para completar a programação, foram realizadas palestras gratuitas no SEBRASER | VII Seminário Brasileiro de Serralheria. Alem disso, o evento também contou com a EXPOSERRALHERIA | XIV Exposição de Produtos para Serralheria e um ciclo de palestras técnicas para o setor vidreiro da SINCAVIDRO (Sindicato do Comércio Atacadista de Vidros Planos, Cristais e Espelhos do Rio de Janeiro).