Termômetro das principais tendências em acabamento para o mercado de arquitetura e construção da América Latina, a Expo Revestir encerrou sua 13a edição com números animadores. Realizada em São Paulo entre 3 e 6 de março, a mostra reuniu número recorde de visitantes. “Tivemos afluência superior a 61 mil profissionais, o que representa um crescimento de 20% em comparação à edição passada”, revela o presidente do evento, Antonio Carlos Kieling.
Referência internacional para arquitetos, decoradores e demais profissionais da cadeia construtiva, a Expo Revestir 2015 reuniu as principais novidades em acabamentos e revestimentos apresentada pelos 235 expositores distribuídos pelos 40 mil m2 do Transamérica Expo Center. “Na contramão da incerteza, o setor de acabamentos apostou alto na criatividade, no design e na inovação, transformando a mostra em referência nos lançamentos da arquitetura e construção”, comenta Kieling.
Além dos players do mercado nacional de segmentos como cerâmicas, pastilhas, revestimentos, louças e metais, o encontro atraiu empresas da Itália, Colômbia, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Japão, República Tcheca, Espanha, Argentina, Portugal, Suíça, Alemanha e Israel. “Foi a maior edição da mostra, com número recorde de público e de expositores, alto nível de lançamentos e ineditismo de produtos. Não por acaso, o evento é realizado no início do ano, para estimular os negócios e traçar um horizonte positivo.”
O 13° Fórum Internacional da Arquitetura e Construção, realizado no último dia da mostra, reuniu profissionais e personalidades no Dia do Arquiteto. A feira trouxe os japoneses Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, do escritório Sanaa, vencedores do Prêmio Pritzker. Além deles, também foram destaque Jürgen Mayer, arquiteto e designer alemão, e os brasileiros Fernando Vidal e Arthur Casas. Os japoneses Sejima e Ryue apresentaram dez projetos realizados por eles nos últimos cinco anos. “A ideia é mostrar que a arquitetura pode, além de seu objetivo intrínseco, integrar as pessoas”, disse Sejima ao exemplificar trabalhos que vão de condomínios residenciais à filial do Museu do Louvre, nos arredores de Paris.
Entre os participantes da cadeia vidreira, marcou presença a empresa de engenharia T2G, especializada em envidraçamentos especiais e no desenvolvimento de soluções e projetos estruturais em vidro. Em parceria com a fabricante de sistemas de ferragens Q-Railing, a empresa destacou em seu estande os diferenciais das piscinas de vidro Aqua Vision, consideradas uma tendência em projetos de alto padrão. “Já executamos projetos incríveis com esse sistema, entre eles o da maior piscina do Brasil, na Nahouse Berrini”, comenta o engenheiro e diretor da T2G, Mauricio Margaritelli. “A apresentação de nossas piscinas incluiu até a presença de ‘sereias’, fruto de uma parceria com o Aquário de São Paulo”.
Já a Atenua Som apresentou suas soluções em janelas e envidraçamentos que oferecem conforto acústico, como as janelas antirruído de correr vertical que, de acordo com a diretora de marketing Nicole Fischer, agregam um importante diferencial: o conjunto de componentes usado na movimentação garante a sustentação das folhas e a parada em qualquer posição, sem riscos ao usuário. “Além disso, possibilita melhor interação visual com o ambiente externo, já que não possui tantos elementos na vertical quanto os outros modelos”, afirma Fischer. Outro produto em destaque foi a Smart Window, que transforma os raios solares lar em energia limpa e renovável. Em seu estande, a Atenua Som ofereceu aos visitantes a experiência do conforto proporcionado pelas esquadrias antirruído instaladas na janela de uma cabine acústica. A música da cabine parecia ter sido desligada quando a janela era fechada.
A Guardian, por sua vez, teve seus produtos em evidência no loft Espaço Casa Vogue, que destacou os diferenciais dos vidros refletivos da linha SunGuard Light Blue 53 On Clear, e do Box Espelhado Guardian, com SunGuard Neutral 14 On Clear de 8 mm, instalado com peças fixas na suite. As aplicações também incluíram o Espelho Guardian, junto a revestimentos cerâmicos para graduar a luz e garantir amplitude visual ao espaço, e o DecoCristal Preto em um painel da cozinha.