Desafio para serralheiros

Desafio para serralheiros

Capa: Desafio para serralheiros

São Paulo, 10/9/2013 — Os setores do vidro e de esquadrias preparam-se para se reunir novamente em mais um importante evento nacional do segmento. Entre os dias 12 a 14 de setembro, a 7ª edição do  SAIE Brasil | Salão Itinerante de Esquadrias será realizada em conjunto com a 1a edição da Expo Vetro | Feira Brasileira de Vidros, Máquinas e Acessórios. Além de apresentar as mais recentes tecnologias e soluções voltadas para a fabricação de vidros e de esquadrias, os dois eventos, que ocuparão os corredores do Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, contarão com uma atração extra: o Campeonato Brasileiro Serralheiro Top.

 

Voltada para profissionais que trabalham em serralherias, indústrias de esquadrias, serralheiros autônomos e alunos de instituições de ensino, a competição é uma iniciativa coordenada pelo portal Canal do Serralheiro e visa desafiar e testar as habilidades dos participantes, além de disseminar a prática da profissão. Serão premiados os três serralheiros que conseguirem montar em menor tempo e com qualidade uma janela de alumínio com duas folhas de correr, similar à Linha Suprema. As inscrições são gratuitas e cada competidor ganhará um “kit atleta”, com camiseta, boné e squeeze, que será entregue no dia do evento. O primeiro colocado levará para casa um IPad 2, da Apple, e troféu da competição. Para os segundo e terceiro colocados estão reservados, respectivamente um notebook e uma câmara digital.

 

       

Serralheiro em competição, durante o último campeonato

 

A programação oficial do SAIE Brasil prevê ainda palestras e apresentações técnicas gratuitas (SEBRASER | VII Seminário Brasileiro de Serralheria), com o objetivo de reunir os profissionais de serralheria, fabricantes de esquadrias e instaladores, oferecendo conteúdo de atualização profissional sobre novas tecnologias, dicas práticas e dúvidas técnicas,  entre outros temas, e a EXPOSERRALHERIA | XIV Exposição de Produtos para Serralheria.

 

Confira, a seguir, entrevista com o professor Alexandre Araújo, coordenador da atividade e diretor do Canal do Serralheiro.

 

Revista Vidro Impresso – Qual a importância e os benefícios desse tipo de atividade? Como ela contribui para o desenvolvimento do setor de vidros e esquadrias e de seus profissionais?

 

Alexandre Araújo – Promover a prática da profissão, popularizando e disseminando-a. Como também gerar a confraternização e a interatividade entre os serralheiros, proporcionando a esses profissionais a oportunidade de acalorar o espírito competidor.

 

RVI – Essa é a primeira edição do Campeonato Brasileiro Serralheiro Top? Quais ações anteriores similares realizadas pelo canal do Serralheiro merecem destaque? 

 

 AA – Fizemos um piloto do Campeonato na FESQUA 2010, essa é a 1ª edição.?Sempre buscamos promover ações que gerem interação e confraternização entre os serralheiros. Há alguns anos atrás realizávamos torneiros de futebol no dia dos trabalhadores, em parceria com o SESI-RJ.?

 

 RVI – Acredita que existe uma carência de mão de obra qualificada no mercado? Como suprir essa carência e como o Canal do Serralheiro vem contribuindo para a redução dessa defasagem?

 

AA – A carência está em todos os setores da indústria de esquadrias. Apostamos muito na mão de obra feminina pela sua capacidade de organização, responsabilidade, capricho e foco no trabalho. O Canal do Serralheiro promove capacitação e aperfeiçoamento de trabalhadores para todos os setores da indústria de esquadrias de alumínio, através do Programa Qualificação Profissional. Na FESQUA e na SAIE Brasil coordenamos o SEBRASER – Seminário Brasileiro de Serralheria, e em parceria com a ASA Alumínio coordenamos o CIES – Curso Intensivo do Empreendedor Serralheiro.

 

RVI – Em que consiste a linha Suprema e qual o fabricante?

 

AA – O nome Linha Suprema é apenas uma marca registrada de uma extrusora. No Campeonato usaremos uma linha similar, com o mesmo design. Esta linha é fornecida por 90% dos distribuidores de perfis de alumínio do Brasil.