Corredores movimentados e uma profusão de novidades, lançamentos e oportunidades de negócios marcaram a 10a edição da Fesqua – Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes. Por mais um ano, a maior feira de esquadrias da América Latina apresentou crescimento e diversificação de participantes, confirmando a importância de congregar segmentos e aproximar players com variados focos de atuação. Superando a expectativa de público, que alcançou mais de 32 mil visitantes, o evento reuniu toda a cadeia da construção civil em seus quatro dias de realização e, segundo seus organizadores, a expectativa é de que o volume de negócios gerados, ao longo de 12 meses, supere a marca de R$ 750 milhões.
Novas soluções e tecnologias estiveram em evidência nos estandes da feira, que apresentaram inovações em suportes, acessórios para fixação, portas, janelas, forros, sistemas de fachadas, portões, grades, estruturas metálicas e fechaduras, além de maquinas e equipamentos para a indústria. No ramo vidreiro, o público conferiu de perto algumas das últimas soluções lançadas, em estandes dedicados a maquinários de produção, equipamentos de acabamento, puxadores e ferragens e diversos tipos de vidros para novos usos e aplicações. “Os pontos altos do evento foram tanto os expositores, pelas novidades que apresentaram ao setor, como o próprio público, que a cada dia se mostra mais atuante e participativo”, comenta Wilmerson Ramos, diretor da fabricante de ferragens WR Glass. “A expectativa é cada vez mais alta, e isso é reflexo da alta qualidade agregada aos últimos lançamentos do setor”, observa o diretor.
A abertura da Fesqua 2014 contou com a participação do empresário Cesar Tavares, sócio-diretor da Cesar Tavares Comunicações, realizadora do evento em parceria com o Grupo Cipa Fiera Milano; o diretor internacional da Fiera Milano, Fabio Aromatici; o diretor-geral do Grupo Cipa Fiera Milano, Marco Antonio Mastrandonakis; o presidente da Afeal – Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio, Lucínio Santos; o membro do Conselho da Anavidro – Associação Nacional de Vidraçarias, José Joaquim Miguel; o diretor executivo da Afap – Associação Brasileira dos Fabricantes de Perfis de PVC para Construção Civil, José Carlos Rosa; o presidente do Sitivesp, Narciso Moreira Preto: e o presidente da Associação dos Fabricantes de Esquadrias do Rio de Janeiro, Amandio do Nascimento. Diretor comercial da César Tavares Comunicações, Luiz Henrique Tavares qualificou a Fesqua como o grande evento da indústria de portas, janelas e produtos correlatos. “Trata-se de um ambiente onde fornecedores se reúnem com seus clientes, trocam informações e conhecimento, trazendo o que existe de mais inovador em produtos, soluções e tendências, além de participarem de importantes debates e discussões sobre os novos rumos do mercado e os desafios do segmento”, comentou Tavares em seu discurso de abertura.
“Estamos certos de que com esta iniciativa estamos atendendo a uma demanda dos profissionais do setor que buscam encontrar, num mesmo espaço, tudo o que procuram para seus projetos e negócios.” Ao comentar a realização simultânea de vários encontros relacionados ao segmento, Marco Antonio Mastrandonakis ressaltou que o principal objetivo do evento é abastecer toda a cadeia produtiva da construção civil, da indústria ao varejo. “A Fesqua tem crescido a cada edição e representa uma oportunidade única para empresas, profissionais e visitantes conhecerem em primeira-mão novas tecnologias para um segmento de destaque no setor da construção e da economia brasileira. Estamos todos comprometidos com o desenvolvimento deste setor”, afirmou. Na visão do diretor internacional da Fiera Milano, Fabio Aromatici, o Brasil é um dos países mais importantes do mundo para a realização de negócios, especialmente no mercado da construção civil. “É uma nação com grande potencial e que apresenta muitas oportunidades”, avaliou o executivo.
Eventos paralelos trazem sinergia aos segmentos Visando o desenvolvimento global da cadeia de construção e do segmento de esquadrias e produtos correlatos, a Fesqua ofereceu aos visitantes eventos paralelos como a Tecno Fachadas, que apresentou as mais recentes tecnologias de acabamentos de fachadas como sistemas modulares, ventilados, fotovoltaicos e com soluções térmicas e acústicas. Foi também realizado o Encontro Nacional dos Fabricantes de Esquadrias, onde empresários discutiram os desafios e oportunidades da indústria, bem como os principais problemas e soluções que encontram no dia-a-dia; a Arctech | Feira Internacional de Arquitetura e Urbanismo, trazendo a nova geração dos softwares para o mercado de arquitetura e construção, e a Feitintas| Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos.
Ferragens
O segmento de kits e ferragens para vidro figurou entre os grandes destaques do evento, ao expor novidades e tecnologias para a instalação do vidro em variadas aplicações. Em sua 3a participação, a WR Glass levou ao encontro uma elegante escada de vidro que, produzida em parceria com a DNA Vidros, chamava a atenção de quem passava por seu estande. A instalação contava com vidros multilaminados e sistema exclusivo de fixação fabricado pela WR Glass, que também deu ênfase a duas novidades recentes: a Torre Fit de encaixe para guarda-corpos e o sistema de box Standard WR Glass, com furação padrão. “Trocar ideias e propor novidades ao nosso público- alvo é sempre muito importante para fidelizar nossa marca, contribuindo para ampliar nosso rol de clientes e fornecedores”, comenta o diretor da empresa, Wilmerson Ramos.
A Ideia Glass focou sua participação nos lançamentos da linha Box Certo. Desenvolvido para banheiros de todos os tipos e tamanhos, o box chega com um exclusivo formato que permite a abertura das portas em 180 graus e um inovador sistema que possibilita instalação de modo simples e prático. Outra novidade apresentada foi o Flex 1.2. A Glass Vetro, por sua vez, apresentou o lançamento da mola hidráulica da linha GDS e dos puxadores em aço inoxidável, com design marcado por linhas retas, disponível em diversas opções de medidas e modelos.
A Funisa (2) levou ao evento sua gama de produtos, com destaque especial para o lançamento da coluna Long Spider. Desenvolvido para substituir a coluna com canaleta, o produto diferencia-se por sua capacidade de descolar o vidro para próximo da margem da escada ou sacada, permitido ampliar o espaço útil da escada ou sacada , além de possibilitar a união de dois vidros em uma mesma torre e adequar-se a qualquer angulação necessária. “A elevação imediata de nosso volume de vendas e a consolidação de nossa marca foram os pontos altos de nossa participação”, afirma o diretor da empresa, Claudemir Cirilo.
Outro representante do segmento foi a Glass Peças, que apresentou sua linha completa de ferragens injetadas em zamac, com destaque para os carrinhos Stanley com o sistema de mão amiga, que elimina as ferragens centrais que puxam os vidros, conferindo mais agilidade à instalação. No estande da B&C Acessórios, os visitantes conferiram puxadores, corrimãos e ferragens para fixação do vidro em fachadas. A Multimetais marcou presença com o lançamento de sua linha de puxadores injetados e a LGL Ferragens destacou sua fechadura com maçaneta fixa 1520. O estande da Pado incluía o lançamento da linha Pado Glass, com fechaduras para a proteção de portas e janelas de vidro, contemplando modelos no padrão Blindex.
A Qualikit apresentou seus kits em alumínio para box de vidro temperado com medidas padronizadas para a construção civil. Outros produtos em destaque nesse segmento foram os kits Sacada e Instalação e o kit Box Aqua Marine, lançamento recente da Orion, além dos kits para box da Tecnocast. Fabricante de componentes para esquadrias, a Alumiconte focou sua participação nos sistemas de fechamento para janelas de correr e no fecho Maxim-ar para fachadas.
FERRAMENTAS E MÁQUINAS
O segmento de abrasivos e ferramentas foi representando por marcas como Diamanfer, que levou à feira sua linha completa de rebolos diamantados adaptáveis a máquinas nacionais e importadas e destacou ferramentas voltadas para linhas automáticas de beneficiamento. Já a Abrasipa ofereceu ao público demonstrações de seu mais recente lançamento, o vidro líquido Enduro Shield, que, segundo o diretor Daniel Leicand, reduz em até 90% a necessidade de limpeza do vidro. De fácil aplicação, o produto adere perfeitamente ao vidro, cobrindo todos os pequenos poros nos quais a sujeira e a umidade se depositam. “A Fesqua sempre representou excelente oportunidade para estreitar relações e fazer novos contatos.
Agora, também se tornou importante para fechar negócios”, afirma o diretor. No ramo de máquinas, a Handong Glass apresentou os diferenciais de sua linha para fabricação de vidro laminado com PVB e de seu forno “Heat Soak Furnace”, equipamento para teste de quebra espontânea do vidro temperado. Em sua 2a participação, a italiana Bottero deu destaque à mesa automática para corte de vidro modelo 353 BCS-R. “O mercado de esquadrias é particularmente importante para a Bottero, pois fornecemos equipamentos automáticos para o corte de vidros planos e laminados”, afirma o diretor Ézio Cabib. Já a Crismach enfatizou seu ingresso no segmento de vidros laminados decorativos, no qual atua com a marca Ecotherm.
“Superando a expectativa de público, que alcançou mais de 32 mil visitantes, o evento reuniu toda a cadeia da construção civil em seus quatro dias de realização. Os organizadores, estimam que o volume de negócios gerados, ao longo de 12 meses, supere a marca de R$ 750 milhões”
Ainda no segmento de máquinas, a Gusmão Representações levou ao evento suas ventosas para transporte e manuseio de vidros de variadas dimensões, além de pinças laterais para transporte de colares de vidro e dos classificadores para armazenagem de chapas. No estande da Guindaste Aranha figuravam vários de seus guindastes e ventosas voltados para a movimentação vertical de cargas. Entre os lançamentos, destaque para o Piccollino 50E, destinado à instalação de painéis unitizados e vidros de até 200 kg a 4 metros de altura, e para os robôs manipuladores e instaladores da dinamarquesa Glaslift. Gruas, teares, pontes e pórticos rolantes para movimentação de cargas da indústria vidreira e metalúrgica estavam entre os equipamentos apresentados pela Inamaq, que também anunciou o início da fabricação de cavaletes.
ESQUADRIAS
Alcoa, Fise e Udinese estavam entre os representantes do segmento de esquadrias e componentes. Os nomes do setor também incluíam a Alushow, que expôs sua linha de perfis Euroshow, produto que se destaca pelo baixo investimento em equipamentos para produção das esquadrias, perfis multitarefa, empregados em pouca quantidade, além de praticidade no fechamento do marco e das folhas, por meio de um sistema de conexão de perfis. Já a Belmetal, que tem comparecido à feira desde a 1a edição, destacou seus sistemas para esquadrias e fachadas, além dos painéis Aluacero, que vêm ganhando destaque no mercado de revestimento, fachadas e portões, entre outras aplicações para fechamento com ventilação. “Mais do que novidades, percebemos que os participantes estavam em busca de informações e aperfeiçoamento técnico”, observou a gerente de marketing da empresa, Patrícia Navarro.
SELANTES
No segmento de selantes, destaque para a Adespec, que em sua 2a participação expôs toda sua linha à base de pesilox, tecnologia exclusiva desenvolvida pela empresa e especialmente indicada para o mercado vidreiro. Além de seu carro-chefe, o Pesilox FixTudo, a Adespec expôs os derivados Fixa Espelho Cebrace, EcoFix Guardian, Fixin AGC e Fixa Box Blindex. A empresa aproveitou a ocasião para lançar o Pesilox 80 g, versão em embalagem reduzida e que dispensa o uso de ferramentas de aplicação. “Nossa participação foi de extrema importância pelo volume de negócios gerados”, afirma o diretor da empresa, Marcelo Ponciano. Já a Interfix destacou seu adesivo instantâneo Durabond.
A categoria dos selantes foi também representada pela fabricante Dow Corning e pela distribuidora Qualisil, revendedora dos produtos Dow Corning. O destaque da marca ficou por conta do lançamento do selante para envidraçamento estrutural 121, solução inovadora que simplifica a produção de unidades de vidro estrutural com cura do silicone em 24 horas. Já a Poliplás reservou para a ocasião o lançamento das linhas de selantes e adesivos Industry, Automotive e Construction, com tecnologia híbrida, de alta performance e com baixos índices de VOC (Volatile Organic Compound). A empresa também lançou oficialmente sua linha de selantes e adesivos Blindex Max Fix, desenvolvida para a marca Blindex.
MÍDIAS, CURSOS E ASSOCIAÇÕES
Como já é de praxe, o Canal do Serralheiro levou à Fesqua uma série de treinamentos, além de uma das principais atrações do evento, o Campeonato Serralheiro TOP, destinado a profissionais e aprendizes dos ramos de serralheria e vidraçaria. A competição desafiou os participantes a montarem uma janela no menor tempo possível. Bicampeão, o carioca Marcos Brás, da Lira Serralheria, bateu novo recorde e levou para casa uma TV de led de 29”. Com uma participação institucional, a Anavidro conquistou associados por meio de uma promoção em parceria com a Hyundai, que oferecia descontos na compra de uma caminhonete de carga Hyundai HR. Representante da mídia especializada, a Revista Vidro Impresso marcou presença com um estande exclusivo, onde foram distribuídos exemplares de sua 25a edição.
BENEFICIADORA/ FABRICANTE DE VIDRO/ DISTRIBUIDORAS
Representando as fabricantes de vidro, a Saint-Gobain Glass expôs alguns de seus mais recentes lançamentos em vidros impressos, como as linhas Pixarena, com textura que remete ao desenho de nuvens, e Quadriglass, formada por pequenos quadrados. A empresa também destacou o relançamento do SGG Thela, que permite uma vasta aplicação na arquitetura de interiores, em revestimentos, divisórias, mobiliários etc. Nos ramos de beneficiamento e distribuição, a paulista Conlumi apresentou os vidros com laminação pelo sistema Uvekol. Os visitantes puderam se informar sobre as etapas de produção desse processo de laminação e sobre as vantagens em comparação a outros sistemas, além de conhecer alguns de seus diferenciais, como a relação custo/benefício para produção de vidros acústicos, de segurança, decorativos, antibala e craquelados, entre outros. Já a Space Glass destacou a linha de vidros de controle solar Habitat, da Cebrace.
Especializada no beneficiamento de vidros comuns, temperados, curvos, laminados e insulados, a catarinense Unividros expôs sua linha completa voltada para a construção civil. O ponto alto do estande foi uma passarela conceito, confeccionada em vidros retos e curvos, temperados e laminados. Os visitantes puderam transitar sobre a estrutura, para conferir as características do protótipo. Além da passarela, uma escada caracol enfatizava as possibilidades de aplicação dos produtos da empresa. A Divinal Vidros apresentou um sistema especial de envidraçamento de sacadas, desenvolvido em parceria com a Blindex. O produto apresenta elementos essenciais para maior segurança e funcionalidade e, ainda, um design inovador, com recortes no vidro em forma de curvas. Já o estande da PKO contava com instalações como uma janela que demonstrava o poder de isolamento de seus vidros acústicos e vidros duplos de controle térmico.