Se uma casa com um cubo de vidro já não é algo que vemos todo dia no Brasil, uma na qual existam dois cubos envidraçados com pé-direito duplo é de surpreender! Isso acontece na Casa RB, localizada em Curitiba e projetada pelo escritório Marcos Bertoldi Arquitetos. A fachada enigmática esconde uma morada que respira arte.
O projeto arquitetônico teve como premissa a criação de um espaço convidativo para receber os amigos, apreciar a bela vista, e ideal para abrigar a coleção do proprietário.Os cubos estão presentes em ambos os lados da casa. No lado voltado para o clube de campo, localizado na parte de trás, ele se projeta mais da fachada. Do lado voltado para a rua, serve como marquise para a entrada da propriedade.
A casa conta com quatro andares, além do térreo. Entretanto, os dois primeiros pavimentos são voltados para serviços e garagem. Os cômodos comuns e privativos foram alocados a partir do segundo andar para privilegiar a vista do clube de campo. O vidro, sem dúvida, é personagem principal, conferindo leveza ao projeto. O material foi aplicado em diversas divisórias, portas pivotantes e deslizantes. No saguão do térreo, inclusive, há uma parede toda de vidro, com as portas também em vidro. Diversos trechos do piso também receberam aplicação de vidro, como na cozinha e no pátio do segundo andar. Na decoração notamos a presença de espelhos e mesas de vidro.
Fonte: Galeria da Arquitetura