Existem variados modelos de fechaduras que vão desde as mais tradicionais, como as de maçaneta, até aquelas com travamento automático. No mercado atual existem inúmeras opções de design, cores, formatos e materiais do acessório, que pode ser aplicado em diferentes locais: sejam elas mecânicas ou elétricas, em tamanhos menores ou maiores, as fechaduras e trincos para vidro estão cada vez mais seguras e funcionais.
Conhecer os diferentes tipos e aplicações dos fechamentos para vidro pode te ajudar a ampliar seu leque de atuação profissional como vidraceiro e trazer novas oportunidades de negócio. Pensando nisso, separamos as principais informações e dicas para te auxiliar nas instalações, confira:
Padrões para a aplicação das fechaduras
Antes da instalação, é importante verificar o tipo de abertura da porta, pois isso é o que definirá o padrão de recorte feito no vidro antes da aplicação da fechadura. No Brasil, existem dois padrões principais:
Blindex, onde o vidro é furado e a fechadura é sobreposta à peça: normalmente este é utilizado em portas de correr.
Fechadura para porta V/A Linha Blindex – União Acessórios
Santa Marina, onde o vidro é recortado para a aplicação da fechadura, mais utilizado em portas pivotantes.
Veja quais são os materiais mais utilizados para a fabricação das fechaduras:
Zamac
Fechadura para porta de abrir 1520 em Zamac da FVT
O Zamac, como é definida uma liga metálica constituída de zinco, possui boa resistência mecânica e é um dos materiais mais utilizados hoje pela indústria de ferragens para vidro. O mercado oferece um ótimo custo-benefício para este tipo de ferragem, que pode ser utilizada em diversas instalações com vidro, mas é importante que o instalador atente-se para as medidas e peso suportados.
Aço inox
As fechaduras de aço inox possuem altíssima resistência mecânica e propriedade anti-corrosiva, ou seja, não oxidam. Considerado um metal nobre, é uma matéria-prima de alto valor agregado.
Fechadura para porta 3919 em Inox WR Glass
Polímero
Fechadura com maçaneta em polímero
da União Acessórios
Fechadura mini encosta-fecha em polímero da AL Indústria
Possui rigidez e boa resistência mecânica ao impacto, além de ser ausente de toxinas e ter grande resistência química. O polímero é resistente contra corrosão – motivo pelo qual é indicado para áreas litorâneas – e apresenta um custo inferior ao do aço inox.
Alumínio
Os acessórios de alumínio são leves e de média a alta resistência mecânica. O alumínio é um material que permite uma gama diversa de aplicações, além de ter boa performance e durabilidade. Pode ser utilizado em ferragens e acessórios para instalações internas ou externas.
Fechadura para porta de correr 3530 da VSM
Latão
Assim como o aço inox, o latão é considerado um material nobre. Possui ótima resistência mecânica e à oxidação, o que possibilita seu uso em áreas externas expostas à umidade. Tem alto valor agregado e, juntamente com o aço inox, está entre os produtos de maior custo.
Cuidados durante a instalação
Além dos cuidados com o próprio vidro para que não haja riscos de danos ou quebras, é importante que o profissional verifique se a fechadura está perfeitamente alinhada com a contrafechadura, garantindo seu devido funcionamento e segurança. Durante o encaixe da fechadura, é recomendável que exista uma folga para a dilatação da ferragem e do vidro, assim, assegura-se que o mecanismo de fechamento ainda funcione da forma adequada.
Você já conhecia todas essas informações sobre as fechaduras utilizadas nas portas de vidro? Se você gostou do conteúdo, não deixe de conferir os outros posts da Vidro Impresso no portal e nas redes sociais para encontrar mais curiosidades, dicas e novidades sobre a indústria direcionadas aos profissionais da área!
Leia também:
*Foto de destaque: Fechadura em polímero linha capa – AL Indústria