Dedica-se a divulgar seu trabalho
Um vidraceiro que consegue receber muitos pedidos de orçamento fez com que as pessoas soubessem de sua existência. Este é o primeiro passo para poder vender, seja por meio de divulgação off-line como o boca a boca, cartão de visita, panfletos, parcerias com arquitetos e construtores e condomínios, ou através da internet, que hoje é uma das formas que está trazendo mais resultados para praticamente todos os segmentos. Confira algumas dicas de marketing digital.
Por isso, o investimento em divulgação e estratégias de marketing são essenciais. Um bom site, com estratégias de otimização em mecanismos de busca como o Google e redes sociais atualizadas são de grande relevância. Você também pode divulgar seus trabalhos em ferramentas de busca de serviços online como o Meu Vidraceiro, uma ferramenta inédita criada pela Vidro Impresso que te ajuda a receber mais pedidos de orçamento.
Apresenta-se de forma adequada
Um vidraceiro organizado e profissional busca causar uma boa impressão e se prepara para isso. Vai ao cliente com boa apresentação, uniformizado, com ferramentas adequadas, uma boa trena e nível a laser. A taxa de objeção pode ser diminuída garantindo uma boa primeira impressão. Por isso é importante fazer uma auto análise de como está sua imagem. Além de passar uma impressão de profissionalismo pela apresentação, ferramentas e procedimentos adequados vão passar credibilidade e confiança. Confira quais as ferramentas para mediçãoque o vidraceiro precisa ter e quais outras ferramentas são importantes na hora da instalação.
É organizado
Faz parte de uma boa gestão organizar em fichas os dados de cada cliente, com os dados cadastrais, contatos e informações atualizadas sobre os pedidos de orçamento e as anotações das medidas da futura obra. Mesmo que sejam feitas essas medidas apenas para apresentar o orçamento, quando posteriormente o pedido for fechado, se tudo estiver anotado e organizado não será necessário ir novamente à casa do cliente, o que é uma grande economia de tempo e consequentemente de dinheiro. As informações precisam ser organizadas em uma planilha, o profissional tem que entender de Excel pelo menos em nível básico.
Incrementa o pedido de orçamento
O vidraceiro tem que observar as necessidades e possibilidades que visualizou na casa do cliente e sugerir produtos adicionais. Por exemplo, você foi chamado para fazer um box de vidro, mas verificou que o banheiro ainda não tem um espelho, que no box podem ser colocadas prateleiras de vidro, ou até uma janela precisando de reparos. Às vezes a oportunidade é uma só, é uma grande chance estar na casa do cliente. Nunca se limite à apenas o que o cliente pediu. Ofereça também produtos diferenciados dentro do que foi solicitado, como um vidro impresso. O cliente não sabe que quer algo que ele desconhece ou que não lhe foi apresentado.
Para isso precisa estar antenado às novidades, acompanhar outros projetos e conhecer tendências do mercado, saber trabalhar com vidros e ferragens diferenciadas para oferecer produtos de maior valor agregado que podem dar um up no seu orçamento. Uma dica é jogar um produto de valor agregado para ter margem de negociação e chegar no meio termo. As empresas do ramo sempre estão lançando novidades em relação à acessórios, kits, tecnologias e aplicabilidade de produtos. Se informe sobre tudo que acontece na sua área para aumentar o leque de opções para o cliente.
Sabe definir seu preço
De nada adianta conseguir vender muitos projetos, mas não ter lucros neles. Saber quanto cobrar é muito importante, mas não caia na ilusão de que quanto mais barato cobrar mais chances de faturar. Se cobrar muito abaixo do que deveria provavelmente não vai ter lucro, ou deverá, para compensar, ter que usar produtos de qualidade inferior. Não adianta pensar no hoje e depois não fidelizar o cliente e ainda ter uma propaganda boca a boca negativa.
Muitos vidraceiros não sabem fazer cálculo, nivelam por baixo e ficam sem lucratividade. Não adianta se comparar a preços impraticáveis. Cobrar barato demais desvaloriza seu trabalho e você não vai ganhar dinheiro. Não é assim que se conquista um cliente. Tem que contabilizar tudo para ter lucro. Tem que contemplar tudo que foi gasto em vidros e ferragens e considerar de 70 a 85% a mais para embutir gastos como transporte, estrutura e ferramentas, e ainda ter uma lucratividade condizente com seu trabalho. Na pior das hipóteses considere 50%.
Mostra que tem conhecimento
Ao mostrar seu conhecimento, que domina as normas técnicas, e explica porque precisa ser aplicado certo tipo de vidro e como este vai impactar na segurança da obra. Explique o que é norma técnica, porque o mais barato não vai garantir a segurança de sua família e quais os riscos de se optar pelo menor preço sem questionar a qualidade. O cliente não é especialista em vidro, mas você deve ser. Por isso, fale sobre os vidros indicados para os tipos de instalação e faça com que ele compreenda a necessidade do uso dos produtos indicados por você. Conhecimentos fora do alcance do cliente pode fazê-lo decidir-se pelo seu trabalho.
O mesmo se aplica em relação a ferragens e acessórios, que devem ser adequadas para suportar o peso do vidro, por exemplo. As instalações precisam seguir os padrões e normas da ABNT e seu cliente precisa saber disso. Precisa saber o porquê do vidro ‘x’ ser o adequado em relação ao ‘y’, mesmo que seja um pouco mais caro. Se possível, fale sobre casos onde esse tipo de instalação gerou problemas para o cliente, tudo em razão do vidraceiro não seguir as normas técnicas.
Tem um portfólio para apresentar
Clientes são bastante visuais. Por isso, tenha sempre a mão mostruário dos seus produtos para que o cliente tenha opções que se encaixem na sua preferência. Além disso, se você já realizou alguma instalação semelhante, tenha fotos e mostre o resultado. Dessa forma, o cliente consegue visualizar melhor como ficará o ambiente.
Cumpre prazos prometidos
O prazo da entrega da obra começa a contar a partir do momento em que você fechou o contrato com o cliente. Por isso, antecipe seus pedidos junto aos fornecedores em relação à ferragens, silicone, fixadores, kits e vidros. Qualquer problema nesse momento comprometerá a entrega da obra. Mostre comprometimento com o cliente e ofereça um prazo justo para ambos. Cumprir com o que foi prometido deixará o cliente satisfeito e este tem grandes chances de solicitar um novo serviço e fazer uma propaganda positiva do seu trabalho.