Cerca de 5 mil pessoas marcaram presença nos quatro dias da Kitchen & Bath 2012. Interessadas em conhecer de perto as últimas tendências e tecnologias para cozinhas e banheiros, os visitantes tiveram acesso aos principais lançamentos e inovações propostos pelas 50 marcas expositoras, em sua maioria especializadas na valorização daqueles que costumam estar entre os ambientes mais usados da casa. Coifas, torneiras gourmet, flexíveis ou com cromoterapia, banheiras e ofurôs high tech, vaso sanitário inteligente, boxes, banheiras e duchas verticais, peças exclusivas em cerâmica, produtos com swarovski e diversas linhas retrô foram alguns dos destaques da exposição, realizada no Transamérica Expo Center entre os dias 20 e 23 de março.
Para a diretora-geral da NürnbergMesse Brasil (organizadora da feira), Ligia Amorim, tecnologia e design aliados à sustentabilidade foram a principal macrotendência durante a Kitchen & Bath 2012. “Nós vimos na feira diversos produtos com tecnologia de ponta que têm o cuidado com a sustentabilidade e também apresentam design refinado, funcional e prático. Tivemos atividades diferenciadas, como a homenagem a Olga Krell – a dama da decoração brasileira –; workshop com a artista plástica Mana Bernardes; David Hertz e o seu projeto social Gastromotiva; e a visita de uma comitiva da Bavária.”
Os executivos alemães vieram para conhecer o evento, aprofundar o conhecimento do mercado e e dos produtos brasileiros. Estiveram presentes o diretor geral da GHM – empresa organizadora da feira IFH/Intherm, que acontece em Nurenberg, sede da NürnbergMesse na Alemanha –, Klaus Plaschka; o gerente de projetos da GHM, Oliver Gossmann; o CEO da Haustechnik Bayern – Associação Profissional de Aquecimento, Sistemas Sanitários e de Ar Condicionado, Michael Hilpert, e o gerente geral da entidade, Wolfgang Schwarz.
Em entrevista a jornalistas e blogueiros de diferentes estados do Brasil (Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso do Sul), membros da comitiva da Alemanha ressaltaram o alto nível dos expositores e a qualidade dos produtos e serviços apresentados, assim como a qualificação do público visitante, com muitos profissionais de arquitetura e decoração.
Espaço garantido
Numerosas soluções expostas confirmaram, mais uma vez, quanto o requinte e a sofisticação do vidro têm-se tornado elementos cada vez mais explorados, tanto na cozinha como no banheiro. Tendo o vidro como principal material de composição, as coifas e cooktops da Falmec e da Cata ganham design diferenciado e transformam-se em verdadeiros objetos de decoração. Já as banheiras da Pretty Jet, alinhada às mais recentes tendências, agregam detalhes em vidro nas laterais para conferir elegância, sofisticação e personalidade aos projetos.
Líder em soluções acústicas, a Atenua Som mais uma vez aproveitou a ocasião para mostrar as vantagens e o desempenho de suas janelas acústicas de correr, as únicas antirruído do mercado. Além da considerável redução sonora, de até 35 dB, o modelo diferencia-se pela praticidade e estética de suas esquadrias, projetadas para garantir melhor aproveitamento de espaço. “Vidros duplos e especiais, micropersianas entre vidros e telas blackout, que podem ser integradas às esquadrias, também foram apresentados aos visitantes de nosso estande”, diz o diretor da empresa, Edison Claro.
Os exemplos não param por aí. Na categoria boxes, a Ideia Glass foi um dos destaques, com suas inúmeras soluções tanto para boxes curvos, sanfonados e de canto quanto para portas de passagem. “Um dos principais diferenciais estéticos de nossos kits são as roldanas aparentes, presentes em todos os modelos”, afirma o diretor presidente da Ideia Glass, José Joaquim Miguel. Já a Saint-Gobain Glass levou à feira o box curvo fabricado com vidro impresso SGG MASTER-CARRÉ® de 8mm de espessura, com desenhos de pequenos quadrados compondo uma suave e sofisticada textura. A empresa apresentou um de seus mais recentes lançamentos, um box todo iluminado por LED, que se alterna em até cinco cores diferentes (vermelho, azul, amarelo, verde e lilás) de acordo com uma sequência pré-estabelecida. Acionado por controle remoto, o sistema permite realizar sessões diárias de cromoterapia.
A Belcom também marcou presença com seus últimos lançamentos vindos da Itália em soluções para instalação de vidros. Entre os produtos em destaque, a empresa apresentou as vantagens da dobradiça automática pivotante Única, que já vem com a mola hidráulica embutida e é instalada no piso sem precisar quebrá-lo. Outro ponto alto do estande da empresa foi o Box Hip Zac, que permite o uso de portas mais largas e ajuste preciso das peças de vidro.
Tradicional participante do evento, a Glass Vetro expôs sua nova linha de ferragens para box, o kit Roma, cujo design europeu favorece a decoração do ambiente como um todo. “Outras novidades que trouxemos para o evento foram as cubas para lavatório, em vidro e coloridas, e o sistema de suporte para teto e toldo de vidro. Também mostramos nossa linha de puxadores especiais e ferragens estilizadas para portas de vidro”, informa o diretor comercial da empresa, Nelson Libonatti. Outro representante de peso do setor foi a UBV, que apresentou sua linha exclusiva de vidros impressos para aplicação em box, portas e divisórias.
Em paralelo à feira, a primeira edição do HomeLife Summit, durante dois dias de palestras, apresentou debates sobre a realidade do mundo da arquitetura, decoração e design entre interlocutores renomados, como Marcelo Rosenbaum, Kai-Uwe Bergmann (do escritório BIG, Dinamarca), Andréa Bisker da WSGN (um dos mais importantes escritórios de tendências do mundo), Washington Olivetto, Taissa Buesco (diretora da Casa Vogue) e Antônio Ferreira Júnior e sua cliente Mônica Waldvogel.