Confira algumas dicas para acertar no seu negócio do mercado vidreiro

Confira algumas dicas para acertar no seu negócio do mercado vidreiro

Capa: Confira algumas dicas para acertar no seu negócio do mercado vidreiro

 

Em 2014, a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) apontou o Brasil como país mais empreendedor do mundo. Além disso, a GEM mostrou que três em cada dez brasileiros com idade entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos na criação de um negócio próprio.

 

Com esse desejo cada vez maior de montar o próprio negócio, é sempre bom tomar cuidado com alguns deslizes comuns, frutos do impulso de quem está começando. A coordenadora do centro de Empreendedorismo da FAAP, Alessandra Andrade, e o professor de Empreendedorismo da pós-graudação do Insper, David Kállas, apontaram os principais erros cometidos por novos empreendedores e ensinam como evitá-los:

 

 

1. Planejamento
 

É preciso fazer um estudo do mercado vidreiro, estabelecer qual será o diferencial do empreendimento para que ele tenha sucesso e traçar de forma clara as metas e objetivos. “A falta de planejamento traz muitos riscos para os negócios”, afirma Alessandra.

É necessário pensar em um modelo de negócios para não cair em roubadas ou começar um negócio fadado ao fracasso.

 

 

2. Técnica x gestão

 

 

É muito comum que as pessoas confundam a técnica com a gestão, mas ter uma empresa é bem mais complexo do que assar um bolo. Falsas ideias que acompanham a vontade de empreender é achar que o trabalho vai ser menor por não ter chefe.

 

 

3. Público-alvo
 

 

Parece que não, mas Alessandra afirma que o público-alvo, grande responsável pelo lucro de um negócio, é muitas vezes esquecido pelos novos empreendedores.

 

 

 

4. Capital de giro
 

 

Alessandra afirma que existe uma folga de seis meses para o empreendimento se pagar e começar a gerar lucro. O grande problema é que muitas pessoas nem pensam nesse capital de giro e acabam investindo tudo o que possuem nesse novo negócio, achando que logo vão começar a faturar. Portanto, o empreendedor deve estar ciente desse fator e se planejar para não criar dívidas e até falir.

 

 
5. “Custo Brasil”
 

 

O termo usado por Alessandra diz respeito aos diversos impostos e à burocracia do Brasil, que muitas vezes são esquecidos. Dentre as taxas que devem ser pagas quando se tem o próprio negócio, estão a COFINS, a CSLL, o IRPJ, o INSS e o PIS. Não comece sua vidraçaria de maneira informal para depois regularizar. É sempre bom considerar o pagamento de taxas e impostos já na hora de montar o seu plano de negócios.

 

 

Fonte: Revista pegn