A residência do Tamara Wibowo Architects localizada na cidade de Semarang, na Indonésia, tem sua conexão visual com o entorno maximizada com grandes e altas recuadas da fachada, que, ao mesmo tempo que permitem um respiro à casa trazem uma iluminação mais filtrada para o interior.
O pátio marca o acesso principal da casa, criando uma sequência de experiências que trazem o foco de volta para a natureza a partir de uma sobreposição espacial de salas interiores e salas exteriores e da presença de luz natural que vem de claraboias e das aberturas laterais.
A articulação das aberturas permite criar uma relação ininterrupta entre o ambiente interno e externo. Localizada em um terreno de esquina em um bairro com relevo acentuado, a casa de 600m2 se projeta para seu entorno ao mesmo tempo que preserva seu espaço interior privativo.
O projeto consiste em volumes na cor cinza com aberturas emolduradas por um acabamento em madeira. Organizados geometricamente com base em suas funções, um dos volumes abriga os ambientes de estar, outro a garagem e o escritório, e o último os serviços.
Essas massas se organizam ao redor de um pátio aberto onde existe uma antiga mangueira. O pátio marca o acesso principal da casa, criando uma sequência de experiências que trazem o foco de volta para a natureza a partir de uma sobreposição espacial de salas interiores e salas exteriores e da presença de luz natural que vem de claraboias e das aberturas laterais.