A Companhia Brasileira de Vidros Planos (CBVP) – primeira fábrica do tipo no Nordeste – fechou parceria com o grupo francês Fives Stein para desenvolvimento de toda sua engenharia, tecnologia de produção e dos principais equipamentos. Segundo o presidente da CBVP, Paulo Drummond, a atuação do grupo francês vai acompanhar todo o processo, a partir de agora, até a produção do vidro, no início de 2013.
O Fives Stein tem 200 anos de atuação no mercado, tem sede em Paris e atua em diferentes segmentos em todo o mundo, sendo fornecedor de tecnologias em vários processos de produção, incluindo alumínio, metal, cimento, energia e açúcar. “Nos últimos 16 anos, eles passaram a desenvolver tecnologia para a produção de vidros planos. O mais importante é que o grupo é fornecedor de tecnologia para empresas independentes, aquelas que não têm vínculos com as grandes multinacionais do ramo”, explicou Drummond. Presente em mais de 30 países, em seis continentes, a empresa francesa é reconhecida pelos atuais líderes do segmento.
A CBVP é a nova fábrica do Grupo Cornélio Brennand, que ficará em Goiana, também a única no Brasil com capital 100% nacional. O investimento total para implantação será de R$ 550 milhões. Com 80 mil m² de área construída e capacidade de produção de 30 milhões de m² de vidros planos por ano, projeta-se que o faturamento anual da Companhia chegue a R$ 500 milhões, com geração de 370 empregos diretos e mais de 1,5 mil indiretos. Serão atendidas indústrias da construção civil e dos setores moveleiro e automobilístico. A CBVP forma agrupamento industrial com a Companhia Brasileira de Vidros Automotivos (CBVA).
Fonte: Folha de Pernambuco