Casa é acomodada em meio a 52 árvores

Casa é acomodada em meio a 52 árvores

Capa: Casa é acomodada em meio a 52 árvores

Planejada em blocos inseridos em três grandes clareiras entre a vegetação, a residência “Entre Árboles”, situada em Yucatán, no México, projetada pelo arquiteto Javier Muñoz Menéndez, da Muñoz Arquitetos Associados, convive em perfeita harmonia com a natureza. São 52 árvores de diferentes espécies, altura e diâmetros variados, em um terreno de quase 1.700 m², dos quais apenas 525 m² foram utilizados na construção. Em lugar de cortar, foram feitas aberturas que permitem o livre crescimento das espécies.

 

 

No térreo, o bloco principal da casa, localizado na parte central do lote, disposto de forma enviesada no terreno estreito e comprido, concentra área social, com estar, jantar e cozinha, e um amplo estúdio. O bloco que abriga uma varanda, com cozinha, despensa e banheiro, abre-se para dois jardins. Decks feitos de madeira tropical compõem os caminhos pelo jardim da residência, sempre respeitando a posição das árvores.

 

 

A área de serviços, com lavanderia, depósito e garagem, fica mais próxima à entrada do lote; a piscina e deck coberto foram alocados nos fundos. No piso superior encontram-se, no bloco principal, ao centro, três suítes com closet. O volume da frente tem pátio, lavanderia e depósito. Sobre o bloco da varanda há um terraço. Os três volumes são interligados por passarelas.

 

 

Orientada de norte a sul, a construção favorece a circulação constante de brisa fresca em todos os ambientes. As grandes portas envidraçadas nos ambientes que interagem com o jardim trazem o verde para dentro. Nos interiores da casa predomina a cor branca. A intenção foi criar grandes telas em branco para exposição de peças de arte do acervo dos proprietários, algumas, inclusive, confeccionadas em vidro.