Um dos mais movimentados da Espanha, o Aeroporto El Platt, de Barcelona, ganhou em 2009 um novo terminal que ostenta mais de 85 mil m² de vidro em suas fachadas. A empresa responsável pelo projeto foi a CristalGlass, filial da Vitro na Europa. Considerado a maior obra de infra-estrutura da Catalunha nas últimas duas décadas, o novo terminal permitiu duplicar a capacidade e o volume do segundo maior aeroporto espanhol. “O aeroporto passou a contar com mais de 544 mil m² de superfície e perto de 12 mil vagas de estacionamento”, afirma o diretor de comunicação da Vitro, Albert Chico Smith.
Projetadas pelo arquiteto Ricardo Bofill, as obras para o novo terminal foram iniciadas em 2005 e receberam um investimento de 1,2 milhões de euros. Segundo Alberto Gómez, gerente de marketing da Vitro Cristalglass, a escolha do vidro foi alvo de um amplo estudo, em que foram consideradas as características da fachada, muito exposta ao sol e sem nenhum tipo de cobertura ou de lâminas que lhe proporcionassem sombra. “Essa característica levou à recomendação de um vidro de alto desempenho, que combinasse um fator solar reduzido e um baixo coeficiente de transmissão de calor”, explica.
A escolha final recaiu sobre uma composição de vidro duplo com um fator solar de 32% e um coeficiente de transmissão (U) de 1,3 W/ m²K, formado por um vidro de 12mm temperado no exterior (SOLARLUX ® Supernatural 68 TEMPLEX®), uma câmara de ar de 16mm e um vidro interior MULTIPACT® AKUSTEX®, composto por dois vidros incolores de 6mm, com um tratamento acústico reforçado. “O conjunto de envidraçamento permite obter um isolamento acústico de 47 dB”, informa Gómez.
Para filtrar a luz solar, optou-se pela aplicação de serigrafia sobre o vidro exterior. “O desenho escolhido pela equipe foi o de riscas brancas, com uma espessura de 2mm, com diferentes porcentagens de revestimento do vidro, dependendo da localização exata da unidade de envidraçamento”, acrescenta o gerente.
Nas instalações interiores do terminal, destaca-se o vidro temperado opacado de 12mm (TEMPLEX® PAK branco), para forrar os totens de ventilação.