O evento reuniu mais de 6 mil visitantes vindos de todas as partes do mundo e contou com cerca de 360 expositores, que representavam empresas de 14 países. “Estamos muito satisfeitos e impressionados com o suporte prestado por toda a cadeia.O evento superou todas as nossas expectativas”, afirmou Denise Sheehan, vice-presidente da National Glass Association (NGA), uma das entidades patrocinadoras da feira. Segundo ela, a representatividade internacional do evento tem aumentado ano a ano. “Nesta edição, mais da metade dos 69 novos expositores era formada por empresas sediadas fora dos Estados Unidos”, informa a executiva.
Distribuídas em mais de 10 mil metros quadrados, as empresas expositoras levaram para Atlanta as últimas tecnologias em fabricação, beneficiamento, instalação e distribuição de vidros planos, portas e janelas residenciais. De componentes de portas e janelas a maquinários para decoração e processamento de vidros planos, havia produtos para todas as necessidades e perfis de visitantes. Expositores dos mais diversos segmentos relatavam o bom volume de negócios gerados e evidenciavam a atitude positiva com que estão encarando o cenário econômico que desponta.
Nos três dias de evento foram realizados seminários e programas educacionais, com o objetivo de debater as principais questões ligadas à indústria de portas e janelas de vidro e disponibilizar informações sobre as tecnologias emergentes, tendências da indústria e atualizações do mercado. O espaço também abrigou o Innovative Product Pavilion (Pavilhão de Produtos Inovadores), em que cerca de 50 empresas expuseram os avanços experimentados pela indústria do vidro no último ano, especialmente nos âmbitos de desempenho/efi ciência energética, design, sustentabilidade e novas tecnologias de geração solar. “Trata-se
de uma verdadeira vitrine de equipamentos para processamento do vidro e fabricação de portas e janelas, além de excelente oportunidade de levar ao mercado as últimas tecnologias voltadas ao setor vidreiro e da construção residencial, como portas, janelas, espelhos e boxes”, descreve Sheehan.
Entre os participantes, a multinacional Guardian aproveitou a oportunidade para lançar dois novos produtos voltados para o mercado residencial: o ClimaGuard 72/57, especialmente desenvolvido para regiões mais frias, e o ClimaGuard 53/23, projetado para prover proteção solar e simultaneamente preservar aspectos como transmissão luminosa e visibilidade. “Trata-se de um produto com tripla camada de low-e com um baixíssimo coeficiente de ganho de calor solar”, afi rma Andy Russo,diretor de marketing da Guardian na área de vidros residenciais.
A AGC Glass Company North America deu ênfase a sua família de vidros de alto desempenho, com o lançamento de dois produtos: Energy Select, novo vidro low-e para aplicações comerciais, e Comfort Select, também baixo emissivos, porém voltados para projetos residenciais. “Esses novos vidros foram desenvolvidos com a mais alta tecnologia global da AGC, que reforça nossa capacidade de estar à frente em relação às rápidas mudanças nos códigos e requisitos de desempenho energético”, comenta Alice Dickerson, gerente de marketing corporativo da empresa.
Presença verde-amarela
Representando o setor vidreiro nacional, a Abrasipa expôs sua linha de rebolos e acessórios e fortaleceu parcerias no país
Representando o mercado brasileiro de rebolos e acessórios para vidro, a fabricante Abrasipa marcou presença na feira, destacando sua linha de rebolos voltados para as máquinas Forvet Chiara MTP e Game Changer, que acabam de chegar aos Estados Unidos. Também foram apresentados os rebolos impregnados de óxido de cério fabricados em base de alumínio, para lapidadoras da Neptun e da Glaston. “O que vimos esse ano é que a retomada da economia americana estimulou muito o mercado vidreiro, que está otimista e investindo novamente em máquinas e equipamentos, devolvendo à feira a sua devida importância”, afirma o diretor da empresa, Daniel Leicand. “O foco da Abrasipa nos EUA é o fortalecimento da marca por meio de parcerias com empresas que se dedicam a oferecer a melhor solução para seus clientes. Nossa participação foi forte, como sempre, uma vez que já atuamos com diversos distribuidores no país, que oferecem nossa linha completa de rebolos de polimento.”
O diretor afi rma que, em curto prazo, a empresa tem aumentado sua participação no mercado norte-americano, tendo apresentado em 2013 crescimento de mais de 50% sobre 2012. “No longo prazo, vemos a possibilidade de consolidar nossa posição como um dos maiores fornecedores de rebolos de polimento nesse mercado”, revela Leicand. “Participar de um evento com a importância da Glass-Build America é crucial para ampliar o conhecimento e ver as tendências dos mercados internacionais. Mas também possibilita o estreitamento dos laços com nossos parceiros e nos permite sentir as necessidades dos clientes para alavancar novos desenvolvimentos”, acrescenta o diretor.