Ela já se tornou o evento número 1 da Europa dedicado à indústria vidreira. Essa é a avaliação de boa parte das empresas e mídias italianas que estiveram presentes na 19a edição da Vitrum, entre os dias 6 e 9 de outubro, no pavilhão Fiera Milano Rho, em Milão. Fechando o triângulo das três mais importantes feiras mundiais de negócios do segmento, ao lado da alemã Glasstec e da China Glass, a Vitrum fechou sua edição de 2015 com bons resultados e correspondendo às expectativas das empresas e profissionais participantes. “Os números apontam para uma mostra consistente. consolidada e coerente com a edição anterior”, afirma a diretora do evento, Renata Gaffo.
“Os números apontam para uma mostra consistente, consolidada e coerente com a edição anterior”
Ao longo de seus quatro dias, a Vitrum 2015 teve cerca de 18 mil visitantes percorrendo seus corredores em busca de novidades, lançamentos, parcerias atualização e networking. Englobando os segmentos de fabricação e processamento do vidro, além das indústrias de máquinas, componentes, sistemas, acessórios e produtos especiais para vidros planos e ocos, a feira reiterou sua importância como ponto de encontro do mundo vidreiro, tendo atraído cerca de 9,5 mil visitantes estrangeiros, público composto sobretudo por empresários, especialistas e consumidores da indústria vidreira. Como na edição de 2013, o número de estrangeiros superou o de visitantes locais, o que para nós é um dado positivo, que reafirma nossa importância como um encontro de grande abrangência global”.
Para a diretora, mais do que o número de visitantes, o que faz da Vitrum um evento de crescente expressão no contexto vidreiro internacional é a qualificação de seu público. “Percebemos ao longo dos anos uma espécie de seleção natural, na qual permanecem aqueles que de fato estão dispostos a investir no segmento, em especial em tecnologia e inovação”, comentou. “O que se viu pelos corredores do Rho Fiera Milano foi um clima de otimismo e boas perspectivas para o próximo ano, que acena com um panorama positivo para a indústria local, amparado por novas possibilidades de negócios”, afirma a diretora. “A Vitrum 2015 promoveu contatos altamente qualificados aos expositores e demonstrou sinais de uma recuperação do mercado. Os participantes tiveram uma oportunidade preciosa para rever estratégias e estabelecer parcerias que podem se tornar vitais para o crescimento de seus negócios”, afirmou a diretora.
História, inovação e aprimoramento técnico
“Cada vez mais, a Vitrum tem se firmado com um evento altamente técnico, focado nos aspectos inovadores da indústria de processamento de vidro. Essa ênfase específica que tem sido dada a cada edição torna o encontro muito valorizado entre expositores e visitantes”, afirmou o executivo Dino Zandonella, presidente da Vitrum. “O sucesso desta edição resulta, sobretudo, do trabalho em equipe desenvolvido pelos principais players do segmento. As parcerias firmadas e consolidas durante o evento têm sido responsáveis pelo desenvolvimento de novas tecnologias em produtos e aplicações para a indústria vidreira”.
As principais inovações do segmento tiveram enfoque especial na exposição “Glass. The Great Unexpected”, que apresentou os diferenciais técnicos agregados pelo material e pelas máquinas e acessórios envolvidos em seus processos produtivos. O evento focalizou três áreas principais: design, arquitetura e novas tecnologias. Além de ilustrar a importância do vidro desde as mais remotas aplicações em seus mais de 2 mil anos de história, a exposição jogou luz sobre os resultados de testes recentes realizados com vidros estruturais, fotovoltaicos, eletrocrômicos, insulados e espelhos solares.
Outro evento paralelo que destacou as inovações do vidro foi a 30a edição da conferência organizada pela Associação Italiana de Técnicas Vidreiras (A.T.I.V.) em parceria com a Vitrum e a ITA (Agência de Negócios Italiana). As palestras foram direcionadas às tecnologias desenvolvidas em companhias, universidades e centros de pesquisa. “Trata-se de uma importante iniciativa, que estabelece uma cooperação mútua entre inúmeros players da indústria vidreira”, ressaltou o presidente Dino Zandonella.
Para o presidente, investir em inovação e tecnologia é uma iniciativa imprescindível para que a indústria volte a crescer. “Tenho plena convicção de que a retomada do crescimento está em curso, mas acredito também que este crescimento não virá sem que se construa uma base sólida de inovação, competitividade, produtos de valor agregado e prestação de serviço de qualidade”, ressaltou. “Todas as iniciativas incorporadas pela feira foram recebidas com grande entusiasmo pelos visitantes. Além disso, nomes de peso da indústria mundial obtiveram extraordinária visibilidade de suas tecnologias para o processamento do vidro, que tradicionalmente tem sido o foco principal da Vitrum”.
Expositores
Em mais de 20 mil m² de área de exposição, 70% dela ocupada por empresas italianas, quem esteve na Vitrum 2015 pode testemunhar os avanços tecnológicos experimentados pela indústria vidreira nos últimos meses. Sofisticados modelos de máquinas e equipamentos figuravam nos estandes das principais fabricantes do setor.
Entre os 347 expositores, que representavam 25 países, estava a fabricante de máquinas Glaston, que deu ênfase especial aos processos de digitalização. Em seu estande, os visitantes puderam mergulhar na realidade virtual e, com o uso de uma tecnologia de ponta, experimentar o futuro das têmperas de vidro. Para demonstrar as possibilidades da impressão em 3D, um modelo em miniatura da mais recente linha de têmpera da empresa foi levado ao evento. “A impressão em 3D é uma possibilidade real para a indústria, e um dia irá transformar toda a cadeia produtiva do vidro”, comenta o CEO e presidente da Glaston, Arto Metsänen.
Já a italiana Fenzi destacou lançamentos como o Duralux Ultra, nova fórmula da pintura para espelhos Duralux, com brilho superior, e o Butylver TPS, espaçador termoplástico de última geração, formulado para trabalhar em sinergia com aplicadores da Bystronic Glass, com o intuito de produzir unidades de vidros insulados de alto desempenho. A empresa também foi uma das participantes na exposição Glass, The Great Unexpected, em que suas pesquisas tecnológicas foram enfocadas no contexto da evolução do uso do vidro na história, no design e na arquitetura. O produto em destaque foi o Duralux Solar Coating, linha de revestimentos para espelhos solares, desenvolvida para assegurar resistência química à corrosão, raios UV e abrasão.
A fabricante de máquinas alemã Hegla apresentou a mesa de corte Rapidcut KT, capaz de produzir níveis ainda mais elevados de aceleração e precisão nos cortes, com uma tecnologia de movimentação que oferece baixo desgaste e manutenção mínima. “A funcionalidade e a durabilidade da construção são os grandes diferenciais da máquina. Independentemente do tempo de operação, o sistema mantém sua alta precisão nos cortes”, afirma o diretor da empresa Manfred Vollbracht. Outros nomes de peso foram os da italiana Bottero e da israelense Dip-tech, que exibiu suas mais recentes tecnologias para impressão digital no vidro.