Com projeto elaborado pelo escritório Austin Maynard Architects, essa casa antiga em Melbourne, Austrália, ganhou contornos contemporâneos, muita iluminação e se adequou à nova família. O casal e seus dois filhos queriam ambientes fluidos e espaço suficiente para manter o lar organizado. Para isso, os arquitetos planejaram um novo patamar acima do existente e reformularam a construção original.
O novo layout da casa inclui dois quartos e um banheiro no andar superior e, no piso térreo, cozinha, sala de estar, jantar e uma área aberta. De acordo com os arquitetos, duas ideias principais nortearam o projeto: o piso da área social, que se transforma em uma imensa caixa de brinquedos para as crianças, e a fachada perfurada em vidro, que filtra a forte incidência de sol nos ambientes.
Bastante utilizado neste projeto, o metal perfurado aparece na fachada, como filtro para a luz solar, e do lado de dentro, nas escadas, a fim de criar divisórias em vidro leves e garantir a iluminação natural.
Com uma pequena área, o banheiro precisava ser eficiente e prático. Pensando nisso, os arquitetos abriram uma grande janela que permite a entrada de luz solar, reduzindo a proliferação de mofo. Além disso, desenharam uma banheira de fibra de vidro amarela, sem reentrâncias para evitar o acúmulo de sujeira. Nas paredes, instalaram uma espécie de calha que conduz a água até os drenos, posicionados no chão.
Sustentabilidade também foi uma preocupação. Por isso, utilizaram janelas com vidro duplo, que otimizam o conforto térmico na casa, reduzindo a necessidade do uso de ar-condicionado e aquecimento no inverno. A água da chuva também é captada e utilizada nos vasos sanitários e para a rega do jardim.
fonte: casa vougue