São Paulo, 1/10/2013 — Erguido em um terreno de mais de 7 mil m², o centro para tratamento de câncer Ballarat Regional Integrated Cancer Centre, localizado na cidade de Ballarat, na Austrália, foi concebido para criar um ambiente favorável a pela recuperação de seus pacientes. Em cada detalhe do projeto, tanto em espaços internos como na belíssima fachada, o vidro atua como poderoso aliado no nobre objetivo de promover bem-estar por meio da integração, da estética e da transparência.
Segundo os arquitetos do Billard Leece Partnership, que assinam o projeto, a moderna e envidraçada edificação, acoplada ao prédio histórico ao lado, estabelece uma forte conexão com a vida e o espírito comunitário da cidade. Simples, de fácil acesso, familiar, tranquilo, iluminado, acolhedor, e ao mesmo tempo eficiente e contemporâneo, assim os arquitetos definem o projeto. A torre de vidro de cinco andares assume um aspecto parcialmente facetado e de linhas arrojadas, que permite aos pacientes observar o movimento da cidade e as mudanças climáticas. Além disso, a iluminação natural que incide através do vidro humaniza o ambiente, criando uma atmosfera encorajadora e amigável aos pacientes em recuperação.
A extensão projetada pelo Billard Leece Partnership deu nova vida ao edifício centenário, cuja linguagem já não dialogava com o perfil arquitetônico que ao longo dos anos se desenhou a redor. “O novo projeto reengaja o prédio em seu meio, na rua em que está localizado, na cidade que o abriga”, dizem os arquitetos. “Por seu caráter envidraçado e espelhado, a torre é capaz de mudar suas características ao longo do dia, refletindo o céu e suas mudanças de cor, as nuvens e alterações climáticas etc.” Os perfis de alumínio promovem sombras em toda a extensão da superfície da fachada, convertendo-se num mural perfeito para projeção da paisagem arborizada.
Leia mais sobre vidros em projetos hospitalares na edição 19 da Revista Vidro Impresso.