Contribuir para o pleno desenvolvimento do mercado vidreiro nacional, por meio de uma produção interna amparada pelo que há de mais moderno em equipamentos, recursos e tecnologias. Esse tem sido o foco da Cebrace, que no mês de junho reuniu parceiros, clientes, arquitetos, membros de associações e imprensa para a inauguração oficial de três importantes investimentos da empresa: a primeira linha de espelhos da América Latina, capaz de produzir em chapas jumbo; o maior coater dos grupos NSG/ Pilkington e Saint-Gobain; e o forno C5, unidade que está em produção desde 2012. Principal aposta dos fabricantes, os vidros de alto valor agregado estão sendo fabricados em escalas cada vez maiores. “A demanda por produtos como os vidros de proteção solar e seletivos está aumentando. De olho nessa tendência e em busca de aprimoramento constante, a Cebrace trouxe para o Brasil o maior e mais moderno coater dos grupos NSG/ Pilkington e Saint-Gobain, que será responsável pela produção de vidros que chegam a reduzir em até 80% a entrada de calor”, a.rma o gerente de marketing da empresa,Carlos Henrique Mattar. Cerca de 300 convidados estiveram presentes na ocasião para celebrar e conferir de perto as tecnologias de ponta que a empresa está trazendo para o Brasil, capazes de viabilizar a fabricação interna de produtos inéditos no mercado nacional, além de outros que até então eram importados. O evento incluiu uma visita técnica à nova linha de coating e ao C5, ambos em Jacareí, e às linhas de espelhos da Cebrace localizadas em Caçapava, no interior de São Paulo. Na nova linha de espelhos, os visitantes puderam acompanhar a produção do espelho jumbo.
Na avaliação de Mattar, o jumbo é outra demanda que está em evidência no mercado por possibilitar aos processadores um maior aproveitamento da chapa, reduzindo o desperdício no corte. “Produzir no Brasil em uma grande dimensão como essa é uma forma oferecer novas possibilidades de uso para os arquitetos, que podem ter maior liberdade de criação”, diz o gerente. As soluções e equipamentos de última geração implantados no novo coater, bem como seu funcionamento e processos produtivos, também puderam ser conferidos de perto. Os convidados conheceram a máquina que deposita microcamadas de óxido metálico na superfície do vidro, formando as camadas metalizadas que garantem a seletividade do produto. O gerente da Cebrace informa que o novo coater será responsável pela produção de vidros de proteção solar e seletivos de 3 a 12 mm, como o Cool Lite ST/STB, o Cool Lite KNT e o Cool Lite SKN, que chegam a reduzir o gasto energético em até 80%. Tais produtos são responsáveis por oferecer conforto térmico e proteção contra raios UV, além de contribuir para a obtenção da certificação Leed. A nova linha de coating produzirá também vidros para o mercado industrial, principalmente de refrigeração, como a linha Planitherm (baixo-emissivo). Outra novidade Mattar, será a possibilidade de produzir em medidas customizáveis e em tamanho jumbo. “Com esse novo investimento, vidros de valor agregado que anteriormente eram importados podem ser fabricados no País, ampliando mais de seis vezes a nossa capacidade produtiva atual.
Após as visitas, os diretores executivos da Cebrace realizaram a abertura da cerimônia de inauguração na unidade fabril de Jacareí. Na oportunidade, os diretores Renato Holzheim e Leopoldo Castiella ressaltaram as iniciativas da empresa nos últimos dois anos, entre elas a reforma do C3, a construção do C5, a aquisição de um coater de tecnologia de ponta e a criação de uma nova linha de espelhos, totalizando mais de R$ 1 bilhão, o maior investimento já realizado no setor vidreiro no país nesse período.
Para o gerente de marketing da Cebrace, o evento celebrou “um crescimento que é resultado de um esforço contínuo para a excelência em serviços, em consolidação de parcerias e também da fabricação de produtos adaptados ao mercado nacional com a mais moderna tecnologia disponível no mundo.” Desde o acendimento do C5, em 2012, e da retomada do C3, no início deste ano, a empresa testemunhou um crescimento contínuo do mercado e manteve sua estratégia de investir em conformidade com esse crescimento, de modo a atender a demanda impulsionada pelos arrojados projetos que despontam no cenário arquitetônico nacional. Após a cerimônia, os parceiros se reuniram em um almoço e foram surpreendidos por uma apresentação da escola de samba Mocidade Alegre.