Amplas aberturas de vidro criam a sensação de continuidade entre interior e exterior

Amplas aberturas de vidro criam a sensação de continuidade entre interior e exterior

Capa: Amplas aberturas de vidro criam a sensação de continuidade entre interior e exterior

ACasa AG localiza-se em uma área residencial, na Serra Gaúcha na cidade de Canela (RS). Pelas condições topográficas do terreno, a residência de quase 700m2 foi projetada pela equipe da WRarq + Atelier de Luz numa plataforma de três metros acima do nível da rua. Organizada em dois andares, conta com as áreas sociais e de serviço no térreo e a parte íntima no segundo pavimento, e foi organizada de forma linear para atender à demanda de amplitude e continuidade espacial do cliente.
 

As quatro suítes foram unidas por uma sacada contínua para enfatizar a vista para o vale da cidade. A abertura do vão é de 3.600mm x 2.750mm foram colocadas duas folhas. No guarda-corpo foram aplicados temperados 10mm fixados na viga perimetral do piso com um pilar maciço de aço inox.

A fachada é orientada para a face nordeste, o que permite uma vista privilegiada do vale da cidade. Para aproveitar ao máximo essa orientação, foram colocados grandes vãos. A altura das aberturas foi outra preocupação no projeto, que propôs a mesma altura do forro de gesso, tendo assim maior ilumina – ção e dando uma sensação amplitude espa – cial. 

A continuidade espacial entre o interior e exterior também foi uma das prioridades do projeto, principalmente na sala de estar e jantar, onde o objetivo era a máxima integra – ção com o alpendre. No vão da sala com medida de 10.400mm x 3.000mm foram instaladas quatro folhas de correr de 2.600mm x 3.000mm de vidro du – plo laminado incolor 31mm com câmara de ar para trazer essa integração sem perder o conforto acústico. Os vidros foram fixados através de esquadrias com perfis de PVC da linha Pride, na cor branca, com reforços in – ternos de aço galvanizado, vedação dupla em borracha EPDM, escovas de vedação e cantos soldados, e guarnição de 70mm in – terna/arremate de 30mm externo.

No vão da sala com medida de 10.400mm x 3.000mm foram instaladas quatro folhas de correr de 2.600mm x 3.000mm de vidro duplo laminado incolor 31mm com câmara de ar para trazer essa integração sem perder o conforto acústico.

Os espaços íntimos, no segundo pavimento, formam um corpo único, conectados com o térreo por meio de duas perfurações, no hall de entrada e na escada. Essa disposição confere continuidade espacial entre a sala de estar e a sala íntima, espaço com vista para uma área de preservação de araucárias.

Os espaços íntimos, no segundo pavimento, formam um corpo único, conectados com o térreo por meio de duas perfurações, no hall de entrada e na escada. Essa disposição con – fere continuidade espacial entre a sala de es – tar e a sala íntima, espaço com vista para uma área de preservação de araucárias. Na suíte master o vão possui 4.000mm x 2.750mm fe – chado com uma folha de correr de 2.000mm x 2.750mm e uma oculta. Nos outros dormi – tórios a abertura de 3.400mm x 2.750mm re – cebeu duas folhas de correr de 1.700mm x 2.750mm.

As quatro suítes foram dispostas ao longo da fachada nordeste, unidas por uma sacada con – tinua subtraída do volume, enfatizando a vis – ta para o vale da cidade.Na sacada, no vão de 3.600mm x 2.750mm foram colocadas duas fo – lhas de correr de 1.800mm x 2.750mm. Todos os vidros fornecidos são da Lajeadense Vidros. Para os guarda-corpos, externo e interno, as – sim como nas escadas, foram escolhidos vidros temperados 10mm fixados na viga perimetral do piso com um pilar maciço de aço inox. Na área externa da sacada dos quartos, o guarda – -corpo é fixado no piso com pilar maciço (torre) de aço inox de 300mm de altura utilizando pa – rafuso com bucha CBA. Os suportes dos guar – da-corpos são da Kelvin Ortiz.