A Alcoa assinou um memorando de entendimento para desenvolver projetos nas áreas de alumínio e energia com a chinesa China Power Investment Corporation (CPI), que atua no setor elétrico. Os investimentos potenciais da parceria são estimados em US$ 7,5 bilhões.
Em comunicado, o grupo americano diz que o acordo representa uma plataforma para parcerias entre as duas partes na China e outros importantes mercados.
“Essa é uma oportunidade histórica nas relações entre Estados Unidos e China”, disse o presidente da Alcoa, Klaus Kleinfeld. Ele acrescentou que as duas companhias trabalharão juntas em uma relação de longo prazo para dividir experiências em mercados emergentes.
Na China, as parceiras querem intensificar a colaboração no desenvolvimento de projetos de energia limpa, além de operações de fundição de alumínio. As duas partes também vão buscar o desenvolvimento de parques industriais de alumínio e intensificar as relações comerciais já existentes.
As empresas ainda pretendem explorar fora da China projetos que vão desde a mineração até a geração de energia, passando pelo refino e fundição de alumínio.
Fonte: Valor Online