Alcoa investe em técnica inovadora de reabilitação em Poços de Caldas (MG)

Alcoa investe em técnica inovadora de reabilitação em Poços de Caldas (MG)

Capa: Alcoa investe em técnica inovadora de reabilitação em  Poços de Caldas (MG)

Reconhecida como uma empresa pioneira em ações de sustentabilidade, a unidade da Alcoa em Poços de Caldas (MG) aposta em uma nova técnica de manejo de áreas em processo de reabilitação, realizado após a mineração da bauxita. Em fase experimental, o projeto inovador permite que as mudas sejam plantadas mesmo no inverno, quando o clima é menos favorável ao plantio. De acordo com os resultados obtidos, a nova técnica possibilita redução em até 20% nos custos com manutenção de plantio.

 

O resultado foi alcançado com o uso do hidrogel, um polímero de alta qualidade que tem grande capacidade de absorção de água. O sistema mantém a terra irrigada por mais tempo, retendo a água e facilitando a absorção dos nutrientes. Além disso, a utilização de uma lona no entorno da muda auxilia na proteção das plantas contra as espécies gramíneas exóticas. Bastante usada na agricultura, especialmente no plantio de café e eucalipto, essa técnica nunca havia sido testada para a reabilitação de áreas mineradas.

 

Até o momento, 700 mudas de espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica foram plantadas seguindo a técnica desenvolvida pela Alcoa. Devidamente etiquetadas e catalogadas, as plantas usadas nestes processo são acompanhadas por meio de um inventário florestal que tem a função de registrar informações como a mensuração do diâmetro do colo da muda e sua altura, assim como o seu estado fitossanitário e vigor.

 

“Sem dúvida, trata-se de um trabalho científico pioneiro, desenvolvido após muito estudo e esforços de toda a nossa equipe de pesquisadores. Agora, além de economizar recursos, poderemos realizar as ações de replantio até mesmo nos períodos de seca, agilizando o processo. Mais uma vez, a Alcoa reforça o seu compromisso com as comunidades em que atua, cuidando e revitalizando as áreas mineradas”, afirma João Batista Menezes, diretor Corporativo de Saúde, Segurança, Meio Ambiente & Sustentabilidade e de Operações da unidade de Poços de Caldas.