Abrindo o leque

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Capa: Abrindo o leque

Desenvolvimento de soluções customizadas, crescimento acima da média do mercado, aumento das exportações, estímulo à capacitação de mão de obra. É sobre pilares como esses que a fabricante de ferragens Ideia Glass, pioneira na oferta de kits para box com roldanas aparentes, chega a seu 35º ano em posição de liderança no segmento. Atenta às demandas de seu público e ciente da nova dinâmica que se desenha para os segmentos de arquitetura e construção civil, a
empresa tem apostado em produtos que se diferenciam pelas vantagens que oferecem tanto para o vendedor e distribuidor como para o consumidor final.

 

 

“Investir em novos designs para esquadrias de box, que acompanhem as tendências dos projetos residenciais, bem como as necessidades de um público consumidor interessado em soluções que aliem praticidade, sofisticação e conforto, é certamente o fator crucial a nos impulsionar no segmento”, afirma o diretor da empresa, Joaquim Miguel. A estratégia de mercado ampara-se sobretudo na diversidade estética e de formato, e foi com base nela que a empresa lançou
duas inovadoras soluções, o Box Certo e o Kit Flex 1.2, voltadas não apenas para banheiros como também para áreas externas e para integração de ambientes.

 

 

“Os projetos arquitetônicos atuais têm-se mostrado cada vez mais integrados, ampliando a participação do vidro em cada ambiente. Ambos os lançamentos estão especialmente voltados para a funcionalidade dos espaços e, estrategicamente, ocupam uma lacuna de grande potencial no mercado.” Para o diretor, os segmentos de arquitetura e construção obedecem hoje a uma lógica de mercado pautada sobretudo pelo avanço tecnológico dos produtos.

 

 

Isso evidencia quanto inovação, mais do que nunca, é questão de sobrevivência para as empresas. “O mercado tem-se mostrado muito mais dinâmico e impaciente do que antes, as pessoas estão em busca de soluções e não de problemas. É por isso que estamos sempre pensando em ideias que atendam de forma ágil e precisa a essa nova dinâmica”, comenta Miguel. “Nossos lançamentos destacam-se por se adaptarem face modernidade aos projetos decorativos, destacam-se pela praticidade e funcionalidade que conferem aos ambientes. O Box Certo, por exemplo, pode ser aberto tanto para dentro como para o lado de fora, e permite abertura de até 180º, fazendo com que o banheiro pareça maior e mais arejado. “Por garantir mais movimentação ao ambiente, é um produto ideal para banheiros pequenos, que requerem aproveitamento máximo de cada metro quadrado”, diz Miguel.

Já o kit Flex 1.2 é uma adaptação de um dos sucessos de venda da empresa, o Box Flex, que oferece uma solução própria para divisão de espaços. Em relação à sua versão anterior, que atingia espaços de até 1 m, o novo formato do Box Flex chega ao mercado com o objetivo preencher vãos maiores além de servir para diferentes tipos de ambientes. O formato sanfonado é indicado para projetos que buscam integrar espaços. “É uma excelente opção para separar a cozinha da sala, por exemplo”, indica Miguel.

 

aplicação do modelo Box Certo, último lançamento da empresa

 

“O produto pode ser instalado de três formas diferentes todas elegantes e funcionais, e é também indicado como box para cadeirantes, por apresentar uma abertura
maior”, informa o diretor. Segundo ele, o mercado de ferragens é extremamente competitivo, favorecendo empresas que priorizam qualidade, design diferenciado, garantia e estoque de produto. “Se não bastassem as inúmeras empresas nacionais que buscam seu espaço, ainda há a concorrência do mercado asiático”, observa Miguel. “Estamos firmes e seguros de que a Ideia Glass continuará prevalecendo frente às ameaças”, ressalta. Para 2015, as perspectivas da empresa
são bastante otimistas. “Nosso planejamento de marketing trabalha com uma projeção de mais de 40% de crescimento no próximo ano”, diz Miguel.

 

Estratégias variadas

Desde sua fundação, em 2007, a Ideia Glass vem apostando alto em estratégias de distribuição e venda para atrair o mercado. Trabalhando com base na filosofia do “distribuidor fiel”, a empresa incentiva as vidraçarias a comprarem diretamente dos centros de distribuição, onde a compra pode ser feita sem taxas de frete e
tributos. Dessa forma, o vendedor é beneficiado com praticidade e economia de tempo e dinheiro. Já o consumidor é atraído pela diferenciação dos produtos da
marca. “Penso que um dos grandes fatores ligados à tecnologia são as ferramentas que facilitam a venda. As pessoas hoje têm pouco tempo. São necessários ajustes para tornar os procedimentos mais ágeis, com o uso do e-commerce, aplicativos e outros”, afirma o gerente de Marketing da empresa, Erico Miguel.

 

 

Outra iniciativa que tem rendido bons frutos à empresa foi a criação do curso “Mundo Ideia Glass” para capacitação de trabalhadores do ramo vidreiro. Em 2013, cerca de 350 profissionais foram treinados pelo programa, que habilita os alunos a trabalhar com os produtos da marca. “Desde que começamos a oferecer o curso Mundo Ideia Glass para nossos representantes, tivemos um incremento de 20% nas vendas. Este ano, estamos aumentando a frequência de treinamentos, o que permitirá um atendimento qualificado em um número cada vez maior de estabelecimentos.”

 

Com atuação crescente no mercado internacional, a empresa tem apresentado um aumento de suas exportações desde 2013. “Exportamos para Argentina, Bolívia, Equador e Uruguai desde 2010. Todo o portfólio da empresa tem sido comercializado nesses países, com destaque para os kits para box de banho Elegance, Due, Encanto e Flex; os prolongadores Maxx e a porta Vision”, informa Erico.

 

Segundo ele as exportações responderam por 20% da produção da empresa em 2013, com projeções de crescimento de 10% até o fim deste ano.