A perfeita comunhão entre o moderno e o sustentável

A perfeita comunhão entre o moderno e o sustentável

Capa: A perfeita comunhão entre o moderno e o sustentável

São Paulo, 23/09/2013 — Localizada em Strasbourg, França, a École Nationale Supérieure dArchitecture é uma das mais recentes instalações culturais do engenheiro e arquiteto francês Marc Mimram, ainda em fase de finalização.

 

Para aproveitar o máximo de espaço e volume permitidos, sem ferir as leis de construção e planejamento da cidade, o prédio principal foi projetado sobrepondo três unidades estruturais geometricamente equilibradas, alinhadas e estáveis, unidas por um único bloco, em 8,9 mil m².

 

Vidro e metal trazem transparência e opacidade a todos os andares do prédio. Na foto, vista do acesso aos pisos superiores

 

A nova escola de arquitetura é aberta e dialoga com a cidade de forma generosa, entre a transparência e opacidade do vidro, acolhendo o olhar dos moradores e estudantes. O piso térreo do edifício forma uma base transparente para as atividades públicas da escola, como recepção, cafeteria, espaço para exposição e jardim, enquanto as salas convergem no caminho vertical do edifício.

 

Projetado para abrigar quatro níveis de atividades, o átrio estende-se e continua através da ponte de vidro que atravessa a rua ligando os dois prédios, como se fosse uma janela aberta sobre a cidade. A construção pretende mobilizar não apenas os estudantes, mas todas as pessoas em torno da questão arquitetônica, como se ela fosse por si só uma ferramenta educacional compartilhada.

 

A estrutura rígida e elevada da nova escola relaciona-se com o exterior por meio da integração de materiais, como o vidro e o metal, formando um novo diálogo entre estrutura e o revestimento e criando um ambiente leve e protegido, porém livre, aberto à cidade, construído de forma sustentável, sem ostentação, mas com generosidade.