Descobrimento no vidro na antiguidade
Há muitas controversas sobre a origem do vidro, mas podemos partir da história mais popular que diz que a origem do vidro se deu a pelo menos 50000a.c com os sírios devido ao acaso quando voltavam do Egito, pararam nas margens de um rio e ao fazerem uma fogueira decidiram usar como combustor o natrão, que é um carbonato de sódio – utilizado por eles para tingirem roupas – foi identificado uma reação entre as rochas calcarias, a areia em contato com o fogo que deu origem a uma nova substância que ao ser solidificada deu origem então ao vidro. Tal descoberta foi algo que revolucionou a economia da época trazendo receita e uma nova perspectiva para os artesãos, pois, o profissional que sabia fazer vidros tornou-se altamente requisitado. Há inclusive relatos que os artesãos ou profissional vidreiro eram mantidos sob proteção do estado em uma ilha, já há uma outra justificativa diz que isso era apenas para não ocorrer acidentes com o fogo nas cidades e para proteção do cidadão. E embora possam dizer que essa versão é uma lenda não podemos esquecer que ela é referendada por Plínio, cronista romano e Cícero, orador romano.
Logo após em 1500a.c o vidro teria chegado ao Egito com a invasão romana, dando origem aos sopradores de vidro e posteriormente na Itália, mas foi a partir de Veneza que teria se disseminado para toda a Europa. Em 1665 Luiz XIV criou uma fábrica de vidro chamada Saint Gobain que existe até aos dias atuais e só mais tarde o vidro chegaria ao Brasil.
Curiosidades sobre as primeiras fábricas brasileiras
A fabricação do vidro no Brasil ainda demoraria muito tempo e não foi pelos Portugueses, mas sim pelos holandeses pelo comando do Conde Mauricio de Nassau, na cidade de Maurícia que teria sido criada pelo próprio Nassau em Recife. Ali foi criada a primeira fábrica de vidros do brasil onde os primeiros copos de vidros foram feitos, para o conde.
Um pouco mais tarde, em 1785 Dona Maria, a louca, proibia fábricas no brasil ocasionando a necessidade de importar de Portugal e só mais tarde com a chegada da família real portuguesa em solo brasileiro em 1808 sentiram em sua própria pele a necessidade de fabricar o vidro no brasil para os artigos pessoais de uso e foi após esse período, em 1810, surgiu a Real Fábrica de Vidros nas imediações de Salvador. A fábrica foi atacada e destruída em 1823 em um conflito na cidade.
Só mais tarde em 1882 no Rio de janeiro surgiu uma nova fábrica de vidros fundada por um Suíço chamado Francisco Esberard. São Paulo em 1888 teve sua primeira fábrica chamada Santa Marina que começou a produzir as garrafas para as cervejarias Antártica e Brahma.
Com o crescente consumo das cervejas cresceu a demanda pelas garrafas e logo a fábrica se viu em dificuldades para dar conta da produção e assim surgiu a fábrica Cisper- Companhia Industrial São Paulo Rio de Janeiro, fundada por um grupo paulista. De lá até aqui o setor vidreiro tem se expandido e sendo aperfeiçoado constantemente.
Quais são os fabricantes de vidro plano no Brasil?
No Brasil atualmente contamos com 3 principais fabricantes de vidro plano, são elas:
Cebrace
A 64 anos no mercado, a Cebrace é fruto da junção entre a Saint Gobain (França) e a NSG (Japão), foi fundada no Brasil em 14 de maio de 1974 mais especificamente na cidade de Jacareí. É a maior fabricante da América Latina, possui ao todo 3 unidades distribuídas entre São Paulo e Santa Catarina, além de um centro de distribuição em Fortaleza.
Guardian Glass
A Guardian Glass é uma das maiores e mais antigas produtoras mundiais com atuação em mais de 26 países. Iniciou suas atividades em 1932 nos Estados Unidos, possui 90 anos de atividade com unidades fabris no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas só desembarcou em terras brasileiras em 1994.
Seu foco principal é oferecer seus produtos respeitando a qualidade e resistência com tecnologia e sustentabilidade.
Vivix
Localizada em Pernambuco, é uma fábrica 100% brasileira que conta com usina de beneficiamento própria. A Vivix é uma das maiores fábricas do mundo e oferece os mais variados produtos entre vidros insulados, espelhos, incolor, colorido, com proteção solar e para diversas necessidades do mercado de construção civil.
AGC Brasil
Fruto de um investimento bilionário, a AGC Brasil é uma empresa de três divisões de negócios: vidros para construção civil, mercado automotivo e químico.
Sua unidade fabril está localizada no interior de São Paulo, onde atua desde 2013 no Brasil e em toda a América do Sul. Possui filiais estrategicamente em Betim e Piracicada para atender a grandes montadoras na regição.
Leia também: